F1 – “Irritada”, Honda vai discutir congelamento dos motores com a FIA

terça-feira, 6 de janeiro de 2015 às 9:14

Unidade de Potência da Honda

A Honda está “irritada” por ter sido excluída do relaxamento do congelamento dos motores da Fórmula 1 em 2015.

Depois que Ferrari e Renault descobriram uma brecha no regulamento, Charlie Whiting, da FIA, esclareceu que as fabricantes atuais agora podem modificar seus V6 turbo durante a temporada 2015, mas a Honda não.

Isso porque as regras estabelecem explicitamente um prazo de homologação para novas fabricantes de motor – 28 de fevereiro.

“Como as fabricantes existentes foram obrigadas a homologar suas unidades de potência até 28 de fevereiro de 2014, parece justo pedir para as novas fabricantes homologarem sua unidade antes de 28 de fevereiro de 2015”, declarou Whiting.

Foi relatado no último fim de semana que, durante a mais recente reunião do Grupo de Estratégia, Ron Dennis, chefe da McLaren, expressou sua “preocupação” com o fato do esclarecimento discriminar a nova fornecedora de motor da equipe britânica.

E uma fonte de alto nível da Honda agora admitiu que a marca japonesa está “irritada”. A BBC acrescentou que a McLaren-Honda está discutindo o assunto com a FIA e terá uma reunião com a federação na próxima semana.

Até agora, a reação da imprensa diante da situação do “descongelamento” tem sido diversa. O correspondente brasileiro Livio Oricchio prevê que Fernando Alonso e Jenson Button “provavelmente terão de assistir seus oponentes lutando pelas primeiras posições” neste ano.

“A Honda precisará lutar contra competidores que não apenas têm um ano de experiência com suas unidades de potência, mas agora têm a possibilidade de melhorá-las ainda mais ao longo da temporada”, acrescentou ele.

No entanto, como um relato na Autosprint da Itália notou: “Também é verdade que a Honda teve o tempo extra de um ano para projetar seu motor, tirando vantagem das experiências de suas oponentes em 2014. Isso teve um impacto em certas escolhas técnicas (da Honda), como a posição da turbina e do compressor”.

Escrevendo no diário espanhol AS, Raul Romojaro disse: “Resta saber se a McLaren-Honda fará algum tipo de apelo ou buscará consultas sobre a interpretação de Whiting. De qualquer modo, seu primeiro objetivo deve ser tirar vantagem de sua atual liberdade absoluta de desenvolvimento até março”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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