F1 – Inglaterra 2010: Webber conquista terceira vitória do ano

domingo, 10 de julho de 2011 às 10:11

webberMark Webber dominou o GP da Inglaterra após assumir a ponta na primeira curva. O australiano da Red Bull é o primeiro piloto a somar três vitórias na temporada 2010, tendo triunfado também na Espanha e em Mônaco.

Webber tirou proveito da má largada de seu companheiro Sebastian Vettel e da subsequente saída de pista do alemão, que teve seu pneu traseiro direito furado depois de um leve toque de Lewis Hamilton, da McLaren, segundo colocado na corrida.

Em meio à controvérsia a respeito de um possível favorecimento da Red Bull a Vettel, Webber não evitou um comentário irônico ao receber a quadriculada: “Nada mau para o segundo piloto”.

Nico Rosberg (Mercedes) conseguiu seu primeiro pódio desde as etapas iniciais da temporada ao chegar em terceiro. O eficiente Jenson Button (McLaren) terminou em quarto após largar em 14º, com Rubens Barrichello garantindo outro ótimo resultado para a Williams com o quinto lugar, seguido por Kamui Kobayashi (Sauber).

A largada trouxe algumas alterações importantes. Vettel não saiu bem e foi superado por Webber antes da primeira curva. Para piorar, o alemão foi tocado de leve por Hamilton, teve seu pneu traseiro direito furado e perdeu o controle na entrada da Becketts. Vettel caiu para o final do pelotão e foi obrigado a ir para os boxes, perdendo qualquer chance de um bom resultado.

Fernando Alonso (Ferrari) também teve prejuízo na largada, perdendo duas posições após um toque com seu companheiro Felipe Massa. Assim como Vettel, o brasileiro teve o pneu traseiro direito furado e entrou nos boxes ao final da primeira volta para fazer a troca. Além de Webber, Hamilton, Robert Kubica (Renault) e Rosberg se deram bem e ganharam colocações. Outro destaque foi a largada impressionante de Button, que subiu de 14º para sétimo.

Michael Schumacher (Mercedes) foi o primeiro a fazer um pit-stop regular para colocar os pneus mais duros na volta 12. Na passagem seguinte, foi a vez de Alonso, Barrichello e Kobayashi. Kubica e de la Rosa entraram na 14ª, com Rosberg, Adrian Sutil (Force India) e Vitaly Petrov (Renault) parando na sequência. Hamilton e Webber fizeram suas trocas nas voltas 16 e 17, respectivamente, com o australiano mantendo uma liderança confortável. Enquanto isso, Button continuava na pista, já em terceiro.

Em uma das disputas da prova, Alonso colocou por fora de Kubica na freada da chicane, mas foi espremido pelo polonês e teve de sair da pista para evitar um toque. O corte de caminho permitiu ao piloto da Ferrari ganhar a posição. Pouco depois, Kubica abandonou com problemas na transmissão, mas isso não evitou um drive-through para o espanhol.

Button finalmente parou na 22ª volta, caindo de terceiro para sexto, enquanto Nico Hulkenberg (Williams) levava a estratégia de permanecer o maior tempo possível na pista ainda mais longe, assumindo o terceiro posto.

Na volta 28, o safety car entrou para a limpeza de destroços que ficaram espalhados pela reta dos boxes depois de um toque entre de la Rosa e Sutil, com o espanhol recebendo uma batida por três e perdendo parte de sua asa traseira na sequência. Isso prejudicou ainda mais Alonso, que ainda não havia cumprido sua punição e precisou fazê-lo logo após a relargada, caindo para 16º.

Com os carros ainda próximos, Sutil fez uma ultrapassagem agressiva sobre Schumacher na Brooklands, colocando duas rodas na grama por dentro. Os dois chegaram a se tocar de leve, o que fez o piloto da Force India perder uma pequena parte de seu carro, algo que não chegou a afetar seu rendimento.

Na 40ª volta, Massa perdeu o controle na saída da Luffield e foi parar dentro do pit lane, aproveitando para trocar os pneus apesar da equipe não estar preparada. Ele caiu para 16º, completando o péssimo dia para a Ferrari, que saiu sem pontos de Silverstone.

Vettel foi o maior beneficiado pelo safety car, entrando na zona de pontuação e superando os compatriotas Hulkenberg e Schumacher na sequência para assumir o oitavo lugar. No entanto, ele encontrou uma resistência maior de outro alemão, Sutil, que defendeu muito bem sua sétima colocação até a penúltima volta, quando Vettel forçou passagem.

Quando parecia que as coisas não poderiam piorar para a Ferrari, Alonso se tocou com Vitantonio Liuzzi na tentativa de ultrapassagem e teve um pneu furado, sendo forçado a entrar nos boxes a duas voltas do final. Ele terminou em 14º, à frente do companheiro Massa.

Classificação da prova:

Pos.    Piloto        Equipe            Tempo
1.    Webber        Red Bull-Renault    1h24:38.200
2.    Hamilton    McLaren-Mercedes    a 1.360
3.    Rosberg    Mercedes        a 21.307
4.    Button        McLaren-Mercedes    a 21.986
5.    Barrichello    Williams-Cosworth    a 31.456
6.    Kobayashi    Sauber-Ferrari        a 32.171
7.    Vettel        Red Bull-Renault    a 36.734
8.    Sutil        Force India-Mercedes    a 40.932
9.    Schumacher    Mercedes        a 41.599
10.    Hulkenberg    Williams-Cosworth    a 42.012
11.    Liuzzi        Force India-Mercedes    a 42.459
12.    Buemi        Toro Rosso-Ferrari    a 47.627
13.    Petrov        Renault            a 59.374
14.    Alonso        Ferrari            a 1:02.385
15.    Massa        Ferrari            a 1:07.489
16.    Trulli        Lotus-Cosworth        a 1 volta
17.    Kovalainen    Lotus-Cosworth        a 1 volta
18.    Glock        Virgin-Cosworth        a 1 volta
19.    Chandhok    HRT-Cosworth        a 2 voltas
20.    Yamamoto    HRT-Cosworth        a 2 voltas

Abandonos:

Alguersuari –  Toro Rosso-Ferrari,           45 voltas
De la Rosa –   Sauber-Ferrari,               30 voltas
Kubica –       Renault,                      20 voltas
Di Grassi –    Virgin-Cosworth,              10 voltas

LS – www.autoracing.com.br

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