F1 – Imprensa italiana apoia a Pirelli após conclusão da investigação

quarta-feira, 16 de junho de 2021 às 9:06

Max Verstappen

A imprensa italiana está apoiando a Pirelli contra as equipes que supostamente estão encontrando maneiras de usar pressões mais baixas nos pneus.

A fornecedora oficial da Fórmula 1 completou sua investigação das falhas dos pneus traseiros esquerdos sofridas por Max Verstappen e Lance Stroll no GP do Azerbaijão.

Foi relatado na segunda-feira que a Pirelli suspeitava que um defeito de fabricação ou projeto, ou nem mesmo detritos, foram a causa dos estouros. Ao invés disso, ela acreditava que Red Bull e Aston Martin estavam usando pressões baixas demais.

Antes das falhas, a Pirelli havia avisado todas as equipes que pressões ligeiramente mais altas do que as recomendadas a princípio deveriam ser utilizadas em Baku.

“As causas das duas falhas do pneu traseiro esquerdo nos carros de Aston Martin e Red Bull foram claramente identificadas”, anunciou a marca italiana.

“Nos dois casos, foi um rompimento da circunferência na lateral interna, o que pode estar relacionado às condições operacionais dos pneus, mesmo com os parâmetros iniciais recomendados tendo sido seguidos”.

A implicação é que, apesar de Red Bull e Aston Martin terem obedecido as pressões mínimas e a temperatura máxima dos cobertores de pneus recomendadas, as equipes podem ter encontrado uma brecha.

“Muitas equipes descobrem uma maneira de andar com pressões de pneus mais baixas do que as recomendadas”, relatou o jornal Corriere dello Sport. “É uma coisa séria que as equipes brinquem com a segurança em circuitos como Baku. Algumas palavras serão adicionadas ao regulamento técnico da FIA para fechar essa brecha”.

Segundo a publicação, os truques poderiam incluir ser a remoção da umidade do gás de inflação e o modo como os pneus são aquecidos antes da medição de pressão.

O jornal acrescentou: “O problema vem do fato de que os sensores são fornecidos e desenvolvidos pelas equipes. Resumindo, cada equipe checa a si própria. Isso é obviamente uma piada, portanto os sensores serão distribuídos pela FIA a partir de 2022”.

O Gazzetta dello Sport concorda: “Esse tipo de dano é atribuído apenas às condições específicas de como os pneus são usados pelas equipes”.

A Pirelli confirmou que a FIA enviou uma “diretriz técnica atualizada” às equipes para refletir “um novo conjunto de protocolos para monitoramento das condições operacionais durante o fim de semana de corrida”.

Após a divulgação das conclusões da Pirelli, a Red Bull negou ter descumprido as recomendações oficiais para o uso dos pneus em Baku.

“Nós seguimos os parâmetros da Pirelli o tempo todo e vamos continuar fazendo isso”, afirmou a equipe. “Estamos gratos pelos pilotos terem saído ilesos depois dos impactos em alta velocidade do fim de semana”.

LS - www.autoracing.com.br

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