F1 impõe mudanças para facilitar as ultrapassagens em 2019

terça-feira, 1 de maio de 2018 às 9:05

Fórmula 1

A Comissão da Fórmula 1 aprovou mudanças de última hora no pacote aerodinâmico de 2019 visando facilitar as ultrapassagens, apesar da oposição de várias equipes.

Uma proposta para alterar as aletas laterais da asa dianteira a fim de ajudar os carros seguirem uns aos outros, junto com um flap maior da asa traseira que proporcionará um efeito mais forte do DRS, foi aprovada.

A votação foi realizada em 30 de abril, o último dia no qual mudanças no regulamento técnico para a próxima temporada podem ser aprovadas sem a necessidade de unanimidade.

Sob as regras da Comissão da F1, uma proposta pode ser imposta com o apoio de apenas quatro das 10 equipes se todas as outras partes – FIA, F1 e representantes de patrocinadores e promotores – forem favoráveis.

Apesar disso, vários chefes de equipe sugeriram em Baku que não haveria suporte suficiente para a aprovação, já que apenas a Williams foi publicamente a favor. Não houve uma confirmação oficial, mas acredita-se que até seis equipes ainda foram contra os planos.

Fontes sugerem que Ferrari, Red Bull, Renault, McLaren, Toro Rosso e Haas votaram não, e que Mercedes, Force India e Sauber se juntaram à Williams votando sim. A votação da Comissão da F1 ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA para ser incluída nas regras de 2019.

Teoricamente, isso deve ser uma formalidade, mas não está claro se a Ferrari pode tentar usar seu poder de veto sobre mudanças de regras técnicas para bloquear os ajustes. A Ferrari teria de provar que as alterações teriam um efeito negativo sobre a equipe – porque custariam caro demais, por exemplo – ao invés de simplesmente não ser favorável a elas.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.