F1 – Illien minimiza rumores sobre solução da crise da Red Bull

sexta-feira, 6 de novembro de 2015 às 9:25

Mario Illien

Mario Illien minimizou a especulação de que terá um papel central no fim da crise de fornecimento de motor da Red Bull.

Com Mercedes, Ferrari e McLaren-Honda se recusando a ajudar a equipe de propriedade da companhia de bebidas energéticas, foi sugerido que uma nova solução para o problema foi elaborada.

A Red Bull supostamente vai basear seu motor de 2016 na arquitetura da chamada “especificação D” da unidade de potência da Renault que fará sua estreia no próximo fim de semana no Brasil.

Acredita-se que a nova especificação será utilizada em um único carro da Red Bull em Interlagos, enquanto a Toro Rosso não terá a versão atualizada, o que dá crédito à teoria.

Aparentemente, isso se deve ao fato de que a Toro Rosso deverá trocar o motor Renault por um Ferrari especificação 2015 na próxima temporada. Acredita-se que a Ferrari não ofereceu o mesmo acordo à Red Bull.

Portanto, o rumor indica que a Red Bull usará um motor Renault V6 “sem marca” no próximo ano, completando o pacote com seus próprios sistemas de recuperação de energia e com a contribuição de Illien, chefe da companhia de motores Ilmor.

Foi sugerido que a especificação D da Renault envolve a tecnologia desenvolvida por Illien, com a disputa pela propriedade intelectual entre Renault e Red Bull talvez explicando o longo atraso na estreia da nova unidade.

De fato, acredita-se que a especificação D foi levada para Austin e para o México, mas não utilizada. Contudo, Renault e Red Bull explicaram que as condições – chuva em Austin e altitude no México – simplesmente não eram ideais.

E a Auto Motor und Sport alega que a Toro Rosso não está usando a versão atualizada porque isso exigiria alterações dispendiosas no pacote de arrefecimento do carro.

Enquanto isso, Illien negou qualquer conhecimento de uma disputa pela propriedade intelectual entre Red Bull e Renault.

“Não sei nada sobre isso e também não tenho ideia de quais atualizações a Renault colocou em seu motor modificado”, declarou ele. “Não posso imaginar que uma grande companhia como a Renault instalaria meus desenvolvimentos secretamente”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.