F1 – Horner: Renault não quer fornecer UP para a Red Bull

sábado, 24 de outubro de 2020 às 12:20

Christian Horner

O chefe da equipe da Red Bull, Christian Horner, diz que “a única opção que funciona” para a equipe é assumir o fornecimento do motor da Honda após a partida planejada dos japoneses no final da temporada de F1 de 2021.

A saída da Honda deixa a Red Bull e a AlphaTauri em busca de um novo fornecedor de motores para 2022 e além. Horner diz que sua opção preferida é continuar usando as UPs da Honda, mas isso só pode acontecer se a F1 congelar o desenvolvimento dos motores após a próxima temporada.

“Obviamente, temos um pouco de tempo”, disse ele à Sky. “Temos pouco menos de 18 meses para nos organizar.”

“Mas quanto mais olhamos, realmente só há uma opção que funciona e é chegar a um acordo com a Honda onde poderíamos assumir a propriedade intelectual do motor Honda.”

“Mas é claro que isso teria que depender do regulamento. Só faria sentido para um fornecedor independente de motores, como a Red Bull efetivamente seria, se houvesse um congelamento, porque seria simplesmente impossível financiar o tipo de gasto de desenvolvimento que ocorre com esses motores.”

“Todos esses detalhes precisam ser acertados com a alta administração da Honda”, acrescentou. “Mas depende demais de como será o regulamento. É absolutamente fundamental que haja um congelamento das UPs até a introdução dos novos motores em 2026.”

A F1 deve introduzir um congelamento para evitar que o esporte fique com apenas três fornecedores de motores, disse Horner.

“É um grande alerta para a Fórmula 1 ter um grande fabricante de motores como a Honda abandonando o esporte no final de 21. Isso deixa apenas três fornecedores de motores. Isso é muito precário para o esporte. É por isso que a direção da F1 realmente precisa assumir o controle disso.”

“A FIA, a detentora dos direitos comerciais, precisa dar um passo à frente e fazer sua parte”, acrescentou. “Acho que para a Fórmula 1 perder um fabricante de motores não é bom. Seria criminoso ver esses motores apenas em uma prateleira em algum lugar de um depósito japonês.”

A Mercedes, que terá quatro clientes de motores no próximo ano, já descartou o fornecimento de mais UPs para qualquer uma das equipes da Red Bull. Isso deixa a Red Bull com duas opções entre os fornecedores atuais – Ferrari e Renault – mas Horner disse que “todo o foco está no plano A”, que é continuar usando a UP da Honda.

“Toto deixou o caso da Mercedes muito claro”, disse ele. “Obviamente, a Ferrari tem seus próprios problemas com os quais está lidando.”

“A Renault realmente não quer nos fornecer. Obviamente, suas aspirações como equipe mudaram. É inconveniente fornecer para uma equipe como a Red Bull, não somos uma equipe padrão, não somos uma equipe pequena.”

De acordo com as regras da F1, se a Red Bull ou a AlphaTauri não tiverem um fornecimento de UP para 2022 acordado até 1º de junho do próximo ano, o fabricante que estiver fornecendo ao menor número de equipes – atualmente a Renault – deverá fornecer.

Durante o GP de Eifel, o diretor-gerente da Renault, Cyril Abiteboul, disse que ainda não havia sido abordado pela Red Bull.

“Não acho que seja uma questão de saber se estamos abertos ou não”, disse ele. “Conhecemos o regulamento. Quando você é um participante do esporte, você tem que aceitar as regras. Faz parte do regulamento esportivo. Então, nós sabemos o que é.”

“Também conhecemos os detalhes, inclusive em termos de tempo e como qualquer um pode verificar no regulamento esportivo, ainda falta muito tempo para chegarmos lá.”

“Não consigo imaginar que eles não tenham um‘ Plano A ’ou‘ Plano B ’e acho que estamos muito longe na hierarquia antes de eles nos chamarem novamente.”

Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.