F1 – Horner: “Multi 21” foi o troco de Vettel às táticas de Webber

terça-feira, 14 de agosto de 2018 às 12:32

Mark Webber e Sebastian Vettel

O chefe da equipe Red Bull de Fórmula 1 Christian Horner revelou o que provocou a controvérsia sobre o “Multi 21” entre os seus ex-pilotos Sebastian Vettel e Mark Webber.

A dupla enfrentou um relacionamento instável durante seus cinco anos como companheiros da equipe de Milton Keynes, com as tensões atingindo o ponto de ebulição no GP da Malásia de 2013.

Com Webber liderando uma confortável dobradinha da Red Bull em Sepang, Vettel desafiou as instruções do pitwall da Red Bull para manter a posição e ultrapassou seu companheiro de equipe para vencer a corrida, provocando uma resposta furiosa do australiano.

Mas Horner explicou que a decisão de Vettel de ignorar as ordens da equipe foi em resposta a um incidente que ocorreu apenas duas corridas no final do GP do Brasil de 2012.

Com Vettel em uma batalha de título direta com Fernando Alonso, da Ferrari, Webber apertou o alemão contra a parede na disputa para a curva 1 na largada, fazendo com que Vettel perdesse o impulso, antes que ele acabasse envolvido em um incidente algumas curvas mais tarde e caísse para o fundo do pelotão.

“Foi muito difícil para Mark aceitar na época, e acho que se ele olhar para trás agora com perspectiva e honestidade, Sebastian era mais rápido”, disse Horner. “Então Mark usaria qualquer ferramenta que ele pudesse para tentar manter a posição”.

“Como equipe, estávamos apenas tentando fazer um jogo limpo, mas de vez em quando, você pegava uma bomba e a situação ficava cada vez mais difícil”.

“Provavelmente culminou no final de 2012, quando Sebastian estava lutando contra Alonso pelo campeonato e Mark o apertou contra o muro dos boxes na largada da corrida no Brasil, na decisão do campeonato. Sebastian ficou extremamente irritado com isso”.

“Houve uma ressaca disso que levou à Malásia, literalmente duas corridas depois, separadas por quatro ou cinco meses. Você teve uma situação em que tem Mark no carro à frente, Sebastian em pneus novos no carro atrás. Os pneus eram bem frágeis, estavámos dizendo para eles manterem a posição e Sebastian pensou ‘Dane-se você’”.

Quando perguntado se ele acreditava que as ações de Vettel haviam atuado como troco, Horner respondeu: “100%. [Vettel] disse isso [à Webber] depois da corrida ou quando se sentaram na China”.

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.