F1 – Horner: Equipes têm acordo para garantir equilíbrio dos motores

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021 às 10:46

Christian Horner

As equipes de Fórmula 1 têm um acordo informal para garantir que nenhuma fabricante de motores fique em desvantagem com o congelamento do desenvolvimento, segundo Christian Horner, chefe da Red Bull.

A categoria confirmou na semana passada que o desenvolvimento das unidades de potência será congelado a partir do começo da temporada 2022. A Red Bull, que assumirá a operação dos motores Honda após a saída da montadora japonesa, havia sugerido um mecanismo de equilíbrio de performance como parte do congelamento.

Apesar de isso não ter sido colocado oficialmente no regulamento, Horner diz que as fabricantes da F1 concordaram informalmente em assegurar que ninguém tenha uma grande desvantagem.

“Mesmo não havendo nada no regulamento, existe um acordo entre as equipes ou fabricantes estipulando que todas apoiarão uma intervenção da FIA caso uma fabricante esteja fora dos eixos”, declarou Horner. “Portanto, há efetivamente um compromisso de cada montadora em resolver a situação caso ela ocorra, apesar de não estar no regulamento”.

Horner indicou que o acordo das equipes precisará introduzir quaisquer métodos para ajustar a performance das diferentes unidades de potência.

“Não é ideal como uma regra, mas acho que isso dá à FIA o poder necessário para dialogar com as partes”, disse ele. “Acredito que isso é importante e que há um entendimento claro, particularmente do alto gerenciamento de cada fornecedora”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.