F1 – Horner diz que Mercedes também deve ter culpa no caso Racing Point

quarta-feira, 12 de agosto de 2020 às 18:23

Racing Point RP20 x Mercedes W10

O chefe da equipe Red Bull 1, Christian Horner, disse que a Mercedes pode ser a parte culpada no caso do duto de freio do Racing Point, que vai para o Tribunal Internacional de Apelações.

Na decisão emitida pelos comissários da FIA na sexta-feira, a Racing Point foi multada em € 400.000 e perdeu 15 pontos no Campeonato Mundial, mas está autorizado a usar os dutos “ilegais” pelo resto da temporada de 2020.

No entanto, a equipe receberá advertência toda vez que correr com os dutos, como foi o caso após o GP dos 70 anos.

Não houve nenhuma sanção contra a Mercedes, ou sugestão de que a equipe Brackley havia quebrado alguma regra.

O veredicto gerou apelação da Ferrari (Renault e McLaren não) , enquanto Racing Point também vai apelar por não concordar que fez algo errado.

A Red Bull decidiu não se envolver formalmente no caso apelando, mas a equipe está acompanhando de perto os procedimentos, principalmente por causa de seu relacionamento com a equipe irmã AlphaTauri e o impacto potencial no compartilhamento de tecnologia.

“Bem, é interessante”, disse Horner.

“Acho que o mais importante para nós é que queremos apenas clareza absoluta sobre o que é e o que não é permitido para podermos seguir em frente.”

“Obviamente, a Red Bull está na posição única de possuir 100% de duas equipes do grid.

“Por isso, sempre cumprimos rigorosamente os regulamentos, uma vez que as regras dos construtores no último Pacto de Concórdia foram muito, muito claras.”

“Então, para nós, é que há um quadro mais amplo para isso, não se trata apenas de dutos de freio, é sobre o que é filosoficamente permitido e o que não é.”

“Em relação à Mercedes, tenho certeza que essas perguntas vão ser feitas, porque se a equipe em questão é culpada de receber, com certeza a equipe que forneceu também não violou aquele regulamento?”

“Isso é algo para a FIA.”

O chefe do automobilismo da Red Bull, Helmut Marko, ressaltou que, embora suas duas equipes não tenham se envolvido no processo de apelação, elas querem ver uma punição mais dura.

“Não participamos porque há equipes suficientes que apresentaram sua intenção de apelar”, disse ele à Sky alemã.”

“Mas este resultado também não é satisfatório para nós, porque não traz o esclarecimento que esperávamos.”

“Espero que isso aconteça no processo de apelação.”

“Como advogado, é muito difícil entender que você receba uma punição pela mesma infração e use as mesmas peças novamente nas três corridas subsequentes, e há apenas uma advertência.”

“Por quanto tempo se pode dar advertências? Acho que isso não é muito equilibrado e não é muito bem pensado.”

“É por isso que é importante que entrem com recurso.”

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AS - www.autoracing.com.br

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