F1 – Honda visando um turbo maior em 2016
quarta-feira, 13 de janeiro de 2016 às 13:36O chefe da Honda Yasuhisa Arai confessou que a fabricante precisa de um turbocompressor maior, apesar de planejar manter um pacote de motor mais compacto para 2016.
A Honda sofreu um retorno desastroso para a F1 com a McLaren no ano passado, com a sua unidade de potência faltando desempenho e confiabilidade em grande parte da temporada. Bem como os problemas crônicos com o sistema de recuperação de energia (ERS), o projeto do turbo dividido do construtor causou problemas.
Ao contrário do projeto turbo dividido da Mercedes, a Honda optou por um layout muito mais compacto para instalar o compressor dentro do banco de cilindros. Isso significava que a turbina e compressor teriam de ser reduzidos – em parte devido ao chassi ‘tamanho zero’ da McLaren MP4-30 – e a potência menor gerada por ambos penalizou o motor de combustão interna (ICE). Como resultado, o MGU-H absorvia menos energia a partir da turbina e tinha menos capacidade de carregar a bateria, que complementa o MGU-K.
“O tamanho levou à ineficiência”, disse Arai. “O tamanho era pequeno, então o motor precisava de ar em alta pressão. Portanto isso significa que a alta rotação – 120 mil RPM – foi a limitação”.
Perguntado se seria necessário a Honda alterar o esquema do “V”, a parte do motor onde o compressor está localizado, a fim de encaixar um turbo maior, ele respondeu: “Não haverá uma mudança tão grande. Nós ainda teremos um layout compacto, mas sei que precisamos de um tamanho maior do turbocompressor. Então, mantendo o conceito, mas mudando o interior da câmara ou fazendo qualquer parte menor é o grande objetivo”.
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