F1 – Honda usa tática e troca várias partes da UP de Kvyat

sexta-feira, 21 de junho de 2019 às 18:34

Daniil Kvyat

A Honda tomou a decisão tática de quebrar o selo do novo MGU-H e do turbocompressor de Daniil Kvyat, apesar de não ter a intenção de mudar esses componentes de sua UP, informou a Autosport.

As verificações pós-treinos de sexta-feira da FIA revelaram que um selo foi encontrado quebrado no turbo recentemente introduzido e no MGU-H no carro de Kvyat.

Isso foi encaminhado aos comissários do GP da França, já que esses selos são aplicados aos elementos relevantes da UP antes de serem usados ​​pela primeira vez em um grande prêmio, “a fim de garantir que nenhuma parte móvel significativa possa ser reconstruída ou substituída”.

Embora a Honda não tenha intenção de substituir nenhuma das peças, eles quebraram o selo e de acordo com a definição da FIA, Kvyat está agora tecnicamente em seu quarto turbo e MGU-H da temporada.

Com uma punição de grid de 10 posições aplicada somente na primeira vez que um elemento adicional é usado, isso significa usar componentes extras no final do ano e agora só desencadeará uma queda no grid de cinco posições.

Portanto, a quebra estratégica de selo da Honda significa que a Kvyat pode agora usar outro MGU-H, turbo ou qualquer outro componente que já tenha provocado uma penalidade na França, no final do ano, e perderá apenas cinco posições de seu lugar de classificação.

Ele também poderia trocar três desses componentes ao mesmo tempo e não ser automaticamente enviado para a parte de trás do grid, dando à Honda mais flexibilidade depois. Kvyat também não vai perder nada na França, já que ele já estava condenado a largar no final do grid.

O que as regras dizem
As regulamentações esportivas afirmam que, se um selo da FIA for removido depois que um componente for usado pela primeira vez, a peça “não poderá ser usada novamente”, a menos que tenha sido removida sob supervisão da FIA.

No entanto, a Honda atuou estrategicamente porque um novo selo no mesmo MGU-H e no turbo faz com que eles sejam considerados como uma nova peça sob a definição da FIA.

As regulamentações esportivas da FIA afirmam que o piloto não deve usar mais de três motores de combustão interna, três MGU-Hs, três turbo compressores, dois MGU-Ks, duas baterias (armazenador de energia) e dois controles eletrônicos em uma temporada.

Um elemento adicional além disso desencadeia uma punição de 10 posições no grid e uma punição cumulativa além de 15 posições no grid requer que o piloto largue no final do grid.

A introdução da Honda do seu motor Spec 3 para este fim de semana significa que a Kvyat adquiriu um quarto motor de combustão interna e um terceiro MGU-K, armazenamento de energia e controle eletrônico.

Cada uma dessas mudanças daria a ele uma punição de 10 posições no grid, por isso ele já estava condenado a largar no GP da França na parte de trás do grid.

A decisão da Honda de romper o selo do turbo recém-montado e do MGU-H – que também eram novos no início da sexta-feira, mas foram apenas seus terceiros exemplos da temporada – conta como mais duas trocas de componentes, e as punições são simplesmente absorvidas em sua punição de grid já existente.

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AS - www.autoracing.com.br

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