F1 – Honda reconhece problemas na UP de Verstappen

segunda-feira, 14 de setembro de 2020 às 14:05

Toyoharu Tanabe

A Honda reconheceu que o problema no motor de Max Verstappen logo no começo do GP da Toscana “não foi pequeno” e o deixou numa “situação muito ruim”.

Verstappen fez uma boa largada, depois perdeu potência e caiu para o meio do pelotão logo na San Donato, que é a primeira curva da pista.

Ele foi jogado na caixa de brita por Raikkonen na entrada da primeira chicane quando três carros bateram atrás dele. Verstappen sentiu que teria que abandonar de qualquer maneira devido ao surgimento do problema, que o diretor técnico da Honda F1, Toyoharu Tanabe, disse ao The Race que “algo deu errado durante a volta de formação” e depois se manifestou de uma forma “muito ruim” na largada.

Foi o segundo abandono consecutivo de Verstappen, uma semana depois que um problema de motor o forçou a abandonar o GP da Itália – embora Tanabe tenha sugerido após a corrida de Mugello que a causa foi diferente desta vez.

“Agora estamos investigando a causa do problema”, disse Tanabe.

“No momento não posso dizer se poderíamos continuar, ou teríamos que nos abandonar.”

“Mas o problema não é pequeno. O impacto foi grande. Então, foi uma situação muito ruim.”

A Honda fará uma investigação física do próprio motor enquanto seu departamento de P&D em Sakura, Japão, já começou a analisar os dados da corrida.

Tanabe disse “não decidimos o plano” para o que acontecerá a seguir. A Honda precisará primeiro avaliar a causa e quais danos foram causados.

Verstappen ainda tem uma UP nova para trocar, então caso a Honda precise introduzir um novo motor na próxima corrida na Rússia, ele não sofrerá alguma punição de grid.

Apesar do problema com Verstappen, a Honda conseguiu mais um pódio no GP da Toscana. O primeiro pódio de Alex Albon em terceiro significa que um carro com motor Honda terminou entre os três primeiros em todas as corridas, exceto na abertura da temporada.

“Alex, gostaria de lhe dar os parabéns de toda a Honda”, disse Tanabe.

“Tem sido uma situação difícil para ele recentemente, mas ele tinha um bom carro este fim-de-semana e o seu forte ritmo de corrida garantiu a terceira posição. Seu primeiro pódio na Fórmula 1 é um resultado fantástico.”

“Geralmente nossa UP funcionou bem, exceto a UP de Max.

“Tivemos um bom resultado e um resultado muito mau ao mesmo tempo, nesta corrida.”

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.