F1 – Honda poderá desenvolver seu motor durante o ano

sábado, 17 de janeiro de 2015 às 11:09

Unidade de Potência da Honda

A FIA mudou de opinião após a exclusão inicial da Honda dos desenvolvimentos durante a temporada. A nova parceira da McLaren ficou descontente quando o órgão regulador concordou que as fabricantes de motores do ano passado – Mercedes, Renault e Ferrari – poderiam desenvolver suas unidades de potência durante esta temporada, mas ela não.

Isso porque a entidade máxima da F1 argumentou que a Honda, como uma nova concorrente, teria que manter o dia 28 de fevereiro como data de homologação, assim como foi feito pelas fabricantes no ano passado. Uma reunião envolvendo altos funcionários da FIA e da Honda aconteceu na segunda-feira, onde o acordo foi sacramentado.

Em um documento enviado para as equipes por Charlie Whiting na sexta-feira, a FIA explicou que a “novata” Honda estará em igualdade de condições com as rivais Renault, Ferrari e Mercedes. O documento foi publicado pelo site Autosport.

“Como cada uma das quatro fabricantes de 2015 terá uma unidade de potência homologada no início da temporada, acreditamos que seria justo garantir que cada uma delas goze de igualdade de oportunidades para atualizações durante a temporada. Portanto, permitiremos que a nova fabricante use o mesmo número de fichas que as outras três têm à sua disposição, em uma base média”, disse o diretor de corridas.

“Por exemplo, se as três fabricantes de 2014 tiverem oito, sete e cinco fichas (de 32) não utilizadas, respectivamente, no início da temporada, então a nova fabricante poderá usar seis durante o campeonato (média das outras três)”, concluiu Whiting.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.