F1 – Honda congela motor sem saber quantas “fichas” terá em 2015

segunda-feira, 2 de março de 2015 às 9:21

McLaren-Honda

Após um inverno problemático, a Honda agora congelou a unidade de potência da McLaren para a temporada 2015. O prazo da FIA se encerrou no último sábado, e a marca japonesa apresentou seu V6 turbo para homologação.

As fabricantes de 2014 – Mercedes, Renault e Ferrari – receberam 32 “fichas” de performance da FIA que podem ser empregadas em qualquer ponto de 2015. Porém, a utilização ou não dessas fichas antes de Melbourne vai afetar diretamente a Honda.

Isso porque a FIA disse que a Honda também pode participar do “descongelamento” de 2015, mas de modo limitado. Se o número médio de fichas não usadas pelas fornecedoras de 2014 em Melbourne for 10, a Honda poderá utilizar 10 fichas nesta temporada.

De acordo com fontes, a Mercedes definitivamente está viajando para Melbourne com pelo menos algumas fichas de reserva.

“Provavelmente, Mercedes e Ferrari terão uma estratégia similar”, comentou Remi Taffin, da Renault, em Barcelona. “Não consigo imaginar que elas usaram todas as fichas em dois meses”.

Enquanto isso, Yasuhisa Arai, chefe da Honda, minimizou as sugestões de que a montadora japonesa pode estar repensando seu novo compromisso com a Fórmula 1 após o inverno problemático com a McLaren e o escândalo dos airbags dos carros de rua que custou o cargo de presidente a Takanobu Ito.

“O novo presidente está totalmente comprometido com a Fórmula 1, que está no DNA da Honda”, insistiu ele.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.