F1 – Honda: Agora os motores estão muito próximos em termos de potência

segunda-feira, 21 de junho de 2021 às 17:21

Masashi Yamamoto e Christian Horner

O chefe de operação da Honda na F1 disse que a fabricante ainda está desenvolvendo uma nova Unidade de Potência (UP) para a Red Bull de 2022, apesar da empresa estar saindo da F1 no fim deste ano.

A notícia da saída da Honda deixou a Red Bull sem um fornecedor de UP enquanto o esporte se encaminha para novos regulamentos em 2022, tanto de carro quanto de motores.

Mas, ao invés de se tornar cliente de um rival, a Red Bull Powertrains foi criada com os Touros comprando a propriedade intelectual da Honda e contratando pessoal para fazer parte do próximo fabricante de UPs da Fórmula 1.

O chefe da Honda F1, Masashi Yamamoto, revelou que eles ainda estão desenvolvendo uma nova UP para 2022, incluindo o uso de combustível E10 sustentável – um biocombustível que representará 10% da mistura de combustível do motor – que se tornará obrigatório a partir da próxima temporada.

“É disso que estamos falando”, disse Yamamoto à Auto Hebdo. “Pessoalmente, acho triste que estejamos deixando o esporte. Gostaria que a Honda tivesse ficado, mas respeito e compreendo a decisão que foi tomada.”

“Estou convencido de que fizemos tudo o que podíamos para competir com a Mercedes. A Red Bull também nos deu a oportunidade de aproveitar ao máximo nossa última temporada com este novo motor.”

“Os dois motores agora estão muito próximos um do outro em termos de potência. As diferenças entre os carros a partir de agora vão se dever mais ao tipo de pista e às condições de acerto do carro, aero, suspensão e etc. E vamos continuar a desenvolver essa UP.”

O chefe do motor da Honda disse que o fabricante japonês decidiu deixar a Fórmula 1 porque a empresa está mudando para o uso estendido de tecnologia elétrica em seus carros. “Estamos empregando mais engenheiros para isso”, disse Yamamoto.

Enquanto isso, a Red Bull já conseguiu roubar cerca de 15 membros da equipe de operações de motores da Mercedes para reforçar sua equipe.

Quanto à Honda, entretanto, Yamamoto não descartou a possibilidade de sua equipe de motor atual se tornar parte da Red Bull Powertrains, mas nada aconteceu a esse respeito até agora.

“No momento não há planos concretos de transferência dos funcionários para a Red Bull, mas isso pode mudar no final da temporada”, disse ele.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.