F1 – Hill diz que Senna ficaria horrorizado com a pista atual de Imola

quarta-feira, 21 de abril de 2021 às 13:16

Largada em Imola 1994

O campeão mundial de 1996, Damon Hill, tem certeza que Ayrton Senna e Roland Ratzenberger ficariam “horrorizados” com a pista de Imola pós-1994.

O GP de San Marino de 1994 sempre será lembrado como o momento de uma das maiores tragédias na Fórmula 1. Ratzenberger foi morto durante a classificação para uma corrida que tirou a vida do tricampeão mundial Senna.

Esses incidentes levaram a modificações na pista de Imola, em particular na curva Tamburello, onde ocorreu o acidente fatal de Senna. Em 2008, dois anos após o último GP de San Marino, outras reformas foram concluídas na pista.

De volta ao calendário da Fórmula 1 pela segunda temporada consecutiva, Ímola permanece uma pista da velha escola onde a brita é um “perigo” constante, apresentando um raro desafio para os atuais pilotos de Fórmula 1 que estão mais acostumados a grandes áreas de escape asfaltadas.

Mas Hill ainda acredita que Senna e Ratzenberger ficariam “horrorizados” com a Imola pós-1994.

“A pista mostrou que todos são vulneráveis e vimos uma infinidade de erros”, disse Hill no podcast da F1 Nation.

“Acho que, de alguma forma, perdemos um pouco dessa dificuldade e acho que os pilotos foram pegos pelas dificuldades que ainda restam na pista, e acho que você pode extrapolar isso para a reação de George Russell, depois de descobrir que não é tão fácil assim ultrapassar em uma pista estreita e úmida a 300 kph.

“Então era assim que costumava ser. Lamento dizer isso, mas a pista foi mudada depois de Imola de 94 e acho que se Roland e Ayrton pudessem voltar hoje, eles ficariam horrorizados com algumas das mudanças porque eu acho que eles sempre consideraram que o desafio da Fórmula 1 é também o risco e a dificuldade, e talvez a punição imediata por erros.

“Tenho certeza de que vou chatear as pessoas com isso, mas acho que é muito fácil se você puder cometer um erro e depois poder voltar à pista sem problemas.”

“Se você puder fazer uma curva de pé cravado e a punição é que você apenas perde um pouco de tempo porque você saiu da pista, mas pode voltar novamente, então isso não é realmente colocar o piloto à prova.”

“Deve ser complicado, deve ser difícil, deve ser um pouco arriscado também. Quero dizer, Suzuka, não há perdão em Suzuka e vou te dizer uma coisa, eles não saem muito da pista em Suzuka.”

Apesar do que Hill disse sobre Suzuka, ela é hoje uma pista muitíssimo mais “permissiva” do que era no século passado, onde realmente todas as áreas de escape eram de brita ou grama. Mansell, Hill e muitos outros perderam corridas lá, deixaram de fazer poles ou bateram forte na 130R justamente porque era uma pista que não perdoava qualquer erro.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.