F1 – Herbert: Hamilton ficaria feliz em ter Alonso como companheiro

sexta-feira, 7 de abril de 2017 às 18:41
Fernando Alonso e Lewis Hamilton

Fernando Alonso e Lewis Hamilton

Alonso está no terceiro e último ano do contrato que assinou para se juntar à McLaren, mas espera-se que ele deixe a equipe no final desta temporada após sua regressão miserável para a parte de trás do grid.

“Parece haver um acordo no paddock que é provável que este seja seu último ano na McLaren”, disse Ted Kravitz, da Sky F1.

Alonso já guiou para Ferrari e Renault, bem como para a McLaren durante uma única temporada turbulenta ao lado de Hamilton em 2007.

“Eu acho que Lewis ficaria feliz em ter Fernando de volta na equipe”, disse Herbert.

“Se você voltar para 2007, foi seu primeiro ano – e ele venceu Alonso. Lewis Hamilton é melhor agora do que era em 2007? Nossa se é, portanto, eu não acho que ele ficaria particularmente incomodado.

“Você tem que estar ciente do que Fernando é capaz de conseguir dentro de um carro, mas, pensando puramente no que Lewis provavelmente sente, ele sabe hoje ele é melhor do que era.”

A Mercedes perguntou sobre a disponibilidade de Alonso no inverno após a aposentadoria repentina de Nico Rosberg, antes de contratar Valtteri Bottas como substituto do alemão. No entanto, a Mercedes acabou descartando de Alonso dada a “bagagem” de seu ano mutuamente destrutivo ao lado de Hamilton há uma década.

“Há história, e aquele ano foi particularmente doloroso para a Mercedes como parceira da McLaren”, disse o chefe da Mercedes Toto Wolff.

“Claro, as pessoas amadurecem e as pessoas mudam, e seria uma formação excitante, mas talvez um pouco excitante demais para nós”.

Embora Hamilton e Alonso fossem rivais ferozes durante sua temporada juntos na McLaren, os dois desenvolveram uma admiração mútua.

Na véspera da nova temporada, em que ele parece pronto para disputar cabeça a cabeça o título da F1 com Sebastian Vettel pela primeira vez, Hamilton expressou sua decepção que Alonso não seria capaz de se juntar à batalha na frente com sua McLaren-Honda pouco competitiva.

“Seria ótimo se tivéssemos o Fernando lá na frente também, mas não parece que isso vai acontecer em breve”, disse Hamilton.

“Precisamos que esse cara [Fernando] tenha um bom carro para que ele possa chegar e lutar com a gente também. Eu sinto que ainda estamos para ver o melhor de Fernando. O esporte precisa disso e ele merece ser capaz de competir contra os melhores.”

Alonso também argumentou que seu passado com Hamilton não deve impedir uma eventual nova dupla entre eles.

“Eu acho que seria diferente”, disse ele à ESPN no ano passado. “Estou mais maduro, ele está mais maduro. As equipes agora estão, de certa forma, mais preparadas para todas as situações.”

“Se eu for companheiro de equipe de Lewis um dia, acho que seria muito diferente, porque aprendemos e somos pessoas muito diferentes”.

No entanto, por enquanto, a possibilidade de a Mercedes contratar Alonso como companheiro de equipe de Hamilton permanece remota.

“Não sei se a Mercedes vai levá-lo”, concluiu Martin Brundle, da Sky F1, durante a cobertura do GP da China. “Se Bottas conseguir desafiar Lewis, acho que eles ficarão muito felizes em continuar com a combinação Hamilton e Bottas”.

Se não a Mercedes, a Ferrari daria boas-vindas de volta a Alonso?
Alonso está em sua segunda passagem pela McLaren, tendo também pilotado duas vezes para a Renault. Então, o espanhol poderia completar o quadro retornando à Ferrari para um segundo contrato com a Scuderia?

O piloto de 35 anos falou calorosamente da sua ex-equipe nas últimas semanas, depois de ter saído no final da temporada de 2014, tendo ficado desiludido com a incapacidade da equipe de construir-lhe um carro vencedor.

A equipe também deverá ter uma vaga para 2018 com Kimi Raikkonen amplamente cotado ‘para ser aposentado’ no final do ano.

“Ele poderia [voltar para a Ferrari], nada é impossível, mas é improvável”, resumiu Kravitz. “Para substituir Kimi com Fernando, como isso afetaria Sebastian Vettel? Se eles tiverem o tipo de temporada que estão esperando, como Vettel vai se sentir se você colocar Fernando Alonso na equipe no ano seguinte?”

“Mas não há um candidato óbvio para o assento de Raikkonen, se Kimi sair no final deste ano. Romain Grosjean? Ele realmente não tem sido falado. Antonio Giovinazzi? Ele tem sido falado, mas a Ferrari não costuma colocar um piloto com apenas um ano de experiência como titular.”

“Se não, então ele provavelmente vai tentar a Renault, onde haverá um lugar aberto para ele e uma equipe muito disposta a recebê-lo de volta .Mas quem disse que eles vão dar-lhe um campeonato mais rápido que a McLaren-Honda?”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.