F1 – Hembery ataca críticos mas admite mudanças até o GP da Inglaterra

segunda-feira, 13 de maio de 2013 às 15:46

Pneus Pirelli

A fornecedora oficial de pneus da F1, a Pirelli, pretende fazer algumas mudanças até o Grande Prêmio da Inglaterra, com Paul Hembery, diretor esportivo da marca, admitindo que o número de paradas para troca de pneus no GP de Barcelona atingiu uma quantidade indesejada. Com a estratégia vencedora da corrida sendo a de 4 paradas, Hembery falou que algumas mudanças serão feitas dentro das próximas semanas, apesar de não querer comentar sobre quais dos quatro compostos serão modificados.

“Nosso objetivo é  ter entre duas e três paradas (por piloto) em todas as corridas, então fica claro que quatro já é muito. Na verdade, esta é apenas a segunda vez que isto acontece, a primeira tendo sido na Turquia no nosso primeiro ano na categoria,” explicou Hembery. “Queremos fazer algumas mudanças, se possível antes de Silverstone, para poder manter nosso objetivo e se livrar de alguns problemas,” continuou.

Durante o Grande Prêmio da Espanha, os 22 carros pararam um total de 79 vezes em uma corrida de 66 voltas, com a maioria dos pilotos optando por uma estratégia de quatro paradas. Hembery sabe que a imagem da Pirelli está sofrendo com o que está acontecendo nas pistas, mas deixou claro que as pessoas que estão pedindo uma mudança radical, precisam ter certeza do que querem realmente.

“O que vocês querem? Nos pediram para fabricar um pneu que durasse pouco para podermos ter mais corridas como a do Canadá em 2010. Eu sei que alguns de vocês gostariam que fizéssemos pneus que durassem metade da corrida e que não influenciassem no resultado final e, poderíamos assim, voltar a ter corridas com filas indianas onde as posições na classificação são as posições finais do domingo. Seria isso que vocês estão procurando? Se sim, nós podemos fazer,” ele falou.

Hembery confessou que a Pirelli estava surpresa com a importância que estão dando a situação dos pneus neste ano, já que segundo ele, desde 2011, nada mudou.

“Muito bizarro, pois estamos fazendo o mesmo que fizemos nos últimos dois anos. Não entendemos porquê a imprensa está tão excitada. Talvez vocês queiram ajudar a Red Bull a vencer o campeonato, pelo menos, é isso que me parece. Eu acho que situação é bem simples. Se tem uma equipe que se beneficiará com a mudança dos pneus, esta equipe é a Red Bull,” completou Hembery.

Não é nenhum segredo que a equipe austríaca tem o carro que produz mais pressão aerodinâmica na categoria, mas que não pode usar toda sua performance porque este tipo de pressão acaba destruindo os pneus da Pirelli. A situação atual dos compostos é o que está fazendo com que equipes como Ferrari e Lotus, que são menos agressivas na parte aerodinâmica, sejam mais consistentes nos domingos.

 

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.