F1 – Helmut Marko: Alonso se envolve demais na política

terça-feira, 8 de janeiro de 2013 às 9:59

Sebastian Vettel e Fernando Alonso

Sebastian Vettel derrotou Fernando Alonso na disputa pelo título de 2012 da Fórmula 1 porque seu rival da Ferrari se envolveu demais na política e na guerra psicológica, avalia o consultor de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko.

“A pilotagem de Sebastian foi virtualmente impecável”, declarou Marko. “Mas ele é um fenômeno: é sempre assim. Após o intervalo de verão, sua curva de performance decola. Foi o que aconteceu nos anos anteriores também”.

“Não sei como ele faz isso, mas continuar fazendo não pode ser uma coincidência. Isso nos traz de volta ao seu método de preparação, o modo como ele se desliga do resto do mundo a fim de que ainda possa extrair reservas que os outros pilotos talvez não tenham”.

“Fernando Alonso, por exemplo, que está ocupado com a política e comentários engraçados. Vettel ignora tudo isso; ele não lê os jornais ou a internet. Esse é o ponto, nós nos concentramos em nosso trabalho: fazer o carro mais rápido e ter a melhor equipe possível”.

Marko alegou que o fundador da Ferrari, Enzo Ferrari, teria sido mais duro com sua equipe na derrota do que Alonso e seus chefes atuais.

“Creio que o velho Enzo não teria gostado de tal derrota de maneira nenhuma, mas ele reconheceria a performance da oposição. Depois, ele seria bastante duro com seus rapazes a fim de que eles fizessem tudo para nos bater. Mas não com atitudes como as que vimos recentemente. Alonso está constantemente envolvido na política”.

“Acredito que vimos como ele estava estressado perto do final da temporada. Dizendo coisas como ‘estou competindo contra (Lewis) Hamilton, e não Vettel’ e ‘estou lutando contra (Adrian) Newey’, esses conflitos psicológicos. Nós dissemos ‘simplesmente o ignore'”.

Marko diz que não se importa com os críticos de Vettel, e não está preocupado com a especulação de que o alemão poderia ir para a Ferrari no futuro.

“Há muitas besteiras sendo ditas. ‘Vettel não consegue ultrapassar’. Ridículo; veja em Abu Dhabi e no Brasil. ‘Ele só consegue vencer porque está sentado em um carro de Newey’. Nós temos dois carros de Newey, então por que não estamos fazendo dobradinhas em todas as corridas?”

“Então veio o comentário do grande Jackie Stewart de que Vettel precisa ir para outra equipe a fim de provar seu valor. Isso foi dito por alguém que obteve todos os seus maiores sucessos em apenas uma equipe, a Tyrrell. Não posso levar isso a sério”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.