F1 – Haug: Schumacher foi demitido da Mercedes após “longa reflexão”

quarta-feira, 3 de outubro de 2012 às 9:23

Conteúdo patrocinado por:

Respondendo as críticas recentes da imprensa alemã, Norbert Haug afirmou que a Mercedes decidiu demitir Michael Schumacher após o “longo período de reflexão” do sete vezes campeão mundial.

Christian Danner, ex-piloto e agora comentarista da televisão alemã, declarou à agência de notícias DAPD que Schumacher foi “demitido friamente”, apesar de ter alguma simpatia pela Mercedes devido ao fato de que Hamilton estava no mercado.

Porém, Hans-Joachim Stuck, chefe da federação alemã de automobilismo, disse ao Spox que ficou “chocado” quando ouviu a notícia. “Hamilton definitivamente é um dos pilotos mais rápidos da Fórmula 1, mas, na minha opinião, lhe falta consistência. Eu não acho que a Mercedes fez um favor a si mesma”.

Outro ex-piloto alemão, Jochen Mass, declarou à Auto Presse que o modo como Schumacher foi demitido, por meio de um comunicado de imprensa, foi “desleal”. Contudo, Haug explicou: “Michael teve um longo período de reflexão e não estava definitivamente certo se queria continuar ou não”.

Ao ser questionado sobre os relatos de que Schumacher era apenas o “plano C” da Mercedes para 2013, Haug respondeu: “Michael foi informado que a equipe precisava desenvolver suas alternativas, ele sempre foi informado e aceitou isso”, disse ele ao Welt.

Dieter Zetsche, presidente da Mercedes/Daimler, também está na defensiva, insistindo que a contratação de Hamilton “não é uma reprovação” da performance do sete vezes campeão mundial desde 2010.

Entretanto, ele admitiu ao jornal Bild que, “considerando o nome de Michael Schumacher, as expectativas provavelmente foram um pouco exageradas” para seu retorno. “Mas eu telefonei para Michael no dia em que a decisão foi anunciada para conversar com ele. Foi uma discussão muito boa”, insistiu Zetsche.

Contudo, está claro que as próximas discussões de Schumacher são com equipes que talvez queiram contratá-lo para 2013. Sauber, Williams e até mesmo Ferrari têm sido mencionadas, mas essa última quase certamente não é uma opção realista.

Marc Surer, comentarista suíço, disse à Servus TV que a Sauber é uma opção “romântica”, considerando o passado de Schumacher nos protótipos, mas acredita que o aspecto financeiro vai arruinar o acordo. “Eles precisariam de um patrocinador para pagar Schumacher. Portanto, creio que é por isso que essa oportunidade vai fracassar”.

Danner, no entanto, disse que Schumacher deveria insistir com a Sauber se ainda quiser “se divertir” nos GPs.

Mas se a Sauber for a única opção de Schumacher, Gerhard Berger insiste: “É hora de ele parar. Schumacher é para Ferrari, Red Bull, McLaren ou Mercedes. As equipes restantes não podem ser uma alternativa”, declarou o austríaco à Auto Motor und Sport.

Berger não condena a Mercedes por seguir adiante. “Você precisa parabenizá-los, pois, com Hamilton e Rosberg, eles têm uma ótima dupla de pilotos – provavelmente a melhor. Se você tem a chance de contratar Hamilton, realmente precisa tentar”, insistiu Berger.

Ele também entende por que Hamilton precisava de um novo desafio após seis anos na McLaren. “A maioria dos pilotos precisa de uma mudança de cenário depois de três ou quatro anos. Isso lhe proporciona uma nova motivação. É claro que a McLaren tem um carro melhor, mas o apelo para ele agora é tornar o da Mercedes o melhor”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.