F1 – Haters de Hamilton fazem a festa na internet com desempenho de Russel

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020 às 19:45

Valtteri Bottas e George Russel

Por: Adauto Silva

Depois de 20 anos cobrindo Fórmula 1 online, é muito claro que todos os pilotos de F1, principalmente os melhores, tem haters, ou como diz o meu amigo Fabio Campos, “odiadores”.

É normal. Quando começamos Schumacher era quem mais tinha haters e até dava para compreender toda aquela quantidade de gente que odiava o Dick Vigarista, ops…. Michael Schumacher. Os torcedores do Senna achavam que Schumacher era o grande responsável pela morte do brasileiro. Eles pensavam assim devido ao fato da Benetton do alemão ter estado fora do regulamento durante grande parte da temporada de 1994, notadamente naquelas três primeiras corridas onde Senna fez todas as poles, mas nas duas primeiras corridas não venceu com o alemão sempre beliscando. E na terceira faleceu.

Depois veio Alonso com seu temperamento explosivo e suas táticas, digamos, extravagantes e sem limites para ser sempre o primeiro piloto das equipes com todos os privilégios.

Então tivemos Hamilton e Verstappen. Verstappen é do tipo que diz o que pensa, é brutalmente franco em suas declarações e muitas delas afloram a ira de muitos fãs.

Hamilton, por outro lado, tem um temperamento muito bom, se envolve em causas nobres, não diz à equipe quem ele quer como companheiro e é totalmente limpo na pista, assim como Alonso e Verstappen.

Mas, por alguma razão, que não vou tentar adivinhar, até porque não me cabe fazer isso, tem um monte de haters também. Muitos fãs acham que ele “não é nada demais”, que o carro Mercedes é muito superior e sua obrigação é vencer seu único adversário, o “fraquésimo” Valtteri Bottas.

Hoje no Bahrain, com George Russel substituindo Hamilton e dominando a tabela nos dois treinos livres, foi a glória dos haters, tanto no Autoracing quanto em sites estrangeiros.

Todas as frases de impacto que você possa imaginar para denegrir o heptacampeão foram escritas em várias línguas. Eu mesmo as vi em português, inglês, italiano e alemão*. Os brasileiros são em muito maior quantidade, o que me parece bastante curioso e indecifrável.

O fato é que muitos desses fãs não perceberam as circunstancias dos dois treinos. Talvez alguns até perceberam, mas querem zoar e têm todo o direito de o fazerem. Esporte é muito isso, você torce para um e zoa os outros. É uma das graças do esporte.

Mas, voltando ao que ocorreu no anel externo de Sakhir, Bottas e Russel tinham prioridades totalmente diferentes nos treinos de hoje. Russel, apesar de eu sempre dizer que é uma das maiores promessas do futuro e portanto, um piloto excelente, tinha que andar forte para conhecer o carro. Começar mais devagar e ir descobrindo os limites do carro sem se arriscar a cometer um erro tolo e rodar até bater. E foi exatamente isso que ele fez. Usando o mesmo acerto de Bottas, Russel foi descobrindo o carro e aos poucos chegando perto do limite com aquele acerto. Fez isso muito bem e liderou o TL1.

Mas e Bottas? O caso dele é totalmente diferente. O que a Mercedes e ele mesmo espera é fazer a pole e vencer a corrida, simples assim. Então, como ele já conhece cada parafuso do carro, ele foi para o treino testar os limites do acerto em cada curva, cada freada, até porque é um circuito novo e o acerto básico dos carros está sempre longe do ideal nessas circunstâncias. Então Bottas fritou muito pneu, saiu da pista várias vezes e “cometeu” muitos erros que normalmente ele não comete.

Ficou claro nos dois treinos que a Mercedes, assim como outros carros – Red Bull por exemplo -, estava com muita asa traseira para esse tipo de pista. Traseira muito pregada solta a dianteira e o carro estava saindo de frente a olhos vistos em pelo menos três curvas da pista, uma delas uma curva-chave.

Mesmo assim no TL2 Bottas cravou Russel em praticamente 3 décimos, o que é muito numa pista de menos de 1 minuto. Mas teve sua volta deletada por ter saído da pista (e perdido tempo) justamente quando a frente escapou numa daquelas três curvas que me referi no parágrafo anterior.

Nos stitnts longos a vantagem de Bottas também se mostrou na casa de 3 décimos com dois tipos de pneu. Isso absolutamente não deprecia Russel, mas o tira da jogada, caso ele não melhore bastante amanhã. De qualquer maneira, ele andou muitíssimo bem para quem não conhecia o W11 ainda.

Mas, analisando tudo isso, será muito, mas muito difícil que Russel faça a pole amanhã e mais difícil ainda que vença uma corrida de domingo sem nada de anormal, sem que alguma circunstância o ajude a vencer. O mais provável é que ele dispute com Verstappen o P2 e se ganhar já será um grande feito do jovem inglês.

E quanto ao pessoal que pelo o que aconteceu hoje acha que Hamilton corre algum risco em seu novo contrato com os Prateados, Hamilton já está fechado com a Mercedes, não importa o que o Russel faça. E nunca que uma sexta-feira onde muitos não prestaram atenção às essas circunstâncias expostas acima, ia mudar um centavo do contrato do Hamilton. Se bobear ele pede mais 5 milhões de bônus.

Agora, quem pode se dar mal numa muito improvável hipótese de Russel fazer a pole e vencer as duas próximas corridas, é o Bottas. Mesmo assim é difícil porque ele já tem contrato assinado por ele e pela Mercedes.

O do Hamilton falta ele assinar. A Mercedes já assinou.

Meu palpite? Pole e vitória de Bottas.

Adauto Silva
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*Eu não falo alemão, mas conheço os palavrões…

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