F1 – Hartstein: FIA é responsável pela morte de Bianchi

Gary Hartstein

Gary Hartstein, ex-médico da Fórmula 1, lançou um ataque contra os dirigentes da FIA após a morte de Jules Bianchi.

Seus comentários foram feitos logo depois de Felipe Massa afirmar que a morte de Bianchi uniu os pilotos e de Felipe Nasr dizer que a categoria ainda está se esforçando para melhorar a segurança.

Contudo, Hartstein disse que os pilotos deveriam voltar suas atenções para outro ponto. “Eles deveriam começar exigindo a demissão do delegado médico (da F1)”, afirmou ele.

O atual delegado médico da FIA é Jean-Charles Piette, mas, de acordo com Hartstein, o chefe da comissão médica, Gerard Saillant, é “ainda mais incompetente”.

Alguns dos comentários de Hartstein feitos no Twitter durante o fim de semana aparentemente foram deletados, mas ele insiste que “tudo o que eu disse é baseado em fatos, e não para insultar ninguém”.

No entanto, Hartstein fez fortes críticas a Piette, insistindo que ele foi “o responsável pela evacuação terrestre desastrosa” de Bianchi.

Ele disse que a corrida não poderia estar ocorrendo em Suzuka no momento do acidente de Bianchi, já que o helicóptero não podia voar e o tempo estimado de evacuação para o hospital era superior a 30 minutos.

“E a total falta de conhecimento ou experiência dele (Piette) em atendimento de trauma coloca os pilotos em risco sempre que eles entram na pista”, acusou Hartstein.

Portanto, até que as preocupações de Hartstein em relação à equipe médica da FIA sejam resolvidas, ele alegou que “a preocupação (dos pilotos) com sua própria segurança parece um pouco vazia. Comecem com as pessoas básicas!”

Hartstein inclusive acredita que a FIA pode ser responsabilizada pela morte de Bianchi. “Espero que a família Bianchi tenha sido informada sobre isso. Eu acredito que eles (FIA) de fato são os responsáveis”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.