F1 – Hamilton vence o GP da Rússia e se aproxima do título

domingo, 11 de outubro de 2015 às 9:54

Lewis Hamilton

Lewis Hamilton ficou muito perto de seu terceiro campeonato mundial na Fórmula 1 após dominar o GP da Rússia, enquanto seu companheiro de equipe na Mercedes e rival na luta pelo título, Nico Rosberg, abandonou.

Hamilton ficou lado a lado com o pole Rosberg no trecho até a curva 2 na primeira volta, mas o alemão conseguiu segurar a liderança. Então, quando o safety car entrou devido a uma colisão entre Nico Hulkenberg e Marcus Ericsson na volta inaugural, Rosberg teve um problema com seu pedal do acelerador.

O alemão escapou duas vezes na curva 2, permitindo que Hamilton assumisse a ponta e Valtteri Bottas (Williams) subisse para segundo. Rosberg acabou retornando lentamente aos pits, onde abandonou. Agora, ele está 73 pontos atrás de Hamilton no campeonato e há apenas 100 disponíveis.

A Mercedes terá de aguardar pelo menos até Austin para comemorar o campeonato de construtores, já que não conseguiu marcar os três pontos a mais do que a Ferrari que eram necessários para confirmar o título.

Sebastian Vettel chegou em segundo, deixando Rosberg para trás na pontuação; no entanto, Hamilton será campeão se marcar nove pontos a mais que o piloto da Ferrari e dois a mais do que Rosberg nos Estados Unidos.

Sergio Perez conquistou o terceiro pódio da Force India, depois de fazer seu pit-stop durante um segundo período de safety car e percorrer um trecho longo com os pneus macios.

A segunda entrada do safety car ocorreu quando Romain Grosjean perdeu a traseira de sua Lotus na curva 3. Quando o francês tentou corrigir, o carro guinou para o lado contrário e bateu nas barreiras. Grosjean saiu ileso do incidente.

Houve um drama na última volta, quando Bottas ganhou a terceira colocação de Perez e Kimi Raikkonen (Ferrari) o seguiu. Mas Raikkonen mergulhou com tudo na curva 4, atingindo Bottas no ponto de tangência e jogando a Williams nas barreiras.

Raikkonen segurou o quinto lugar com o carro danificado, atrás de Felipe Massa (Williams), que fez uma grande prova de recuperação após largar em 15º. Os comissários confirmaram que irão investigar a colisão entre os dois finlandeses.

Daniil Kvyat (Red Bull) terminou sua corrida em casa na sexta posição, à frente de Felipe Nasr (Sauber) e Pastor Maldonado (Lotus). A McLaren marcou pontos com ambos os carros pela primeira vez nesta temporada, com Jenson Button e Fernando Alonso em nono e 10º, respectivamente.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Tempo/dif.
1 Lewis Hamilton Mercedes 1h37m11.024s
2 Sebastian Vettel Ferrari 5.953s
3 Sergio Perez Force India/Mercedes 28.918s
4 Felipe Massa Williams/Mercedes 38.831s
5 Kimi Raikkonen Ferrari 42.358s
6 Daniil Kvyat Red Bull/Renault 47.566s
7 Felipe Nasr Sauber/Ferrari 56.508s
8 Pastor Maldonado Lotus/Mercedes 1m01.088s
9 Jenson Button McLaren/Honda 1m19.467s
10 Fernando Alonso McLaren/Honda 1m26.210s
11 Max Verstappen Toro Rosso/Renault 1m28.424s
12 Valtteri Bottas Williams/Mercedes colisão
13 Roberto Merhi Marussia/Ferrari 1 volta
14 Will Stevens Marussia/Ferrari 2 voltas
15 Daniel Ricciardo Red Bull/Renault suspensão
16 Carlos Sainz Toro Rosso/Renault freios
17 Romain Grosjean Lotus/Mercedes rodada
18 Nico Rosberg Mercedes acelerador
19 Nico Hulkenberg Force India/Mercedes colisão
20 Marcus Ericsson Sauber/Ferrari colisão

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.