F1 – Hamilton vence o GP da Itália

domingo, 9 de setembro de 2012 às 10:27

Lewis Hamilton se manteve afastado de um incrível ataque de Sergio Perez para vencer o GP da Itália, enquanto Fernando Alonso ampliou sua vantagem na pontuação, vindo de 10º no grid para terceiro.

Alonso foi beneficiado quando seu rival mais próximo no campeonato, Sebastian Vettel, foi penalizado por jogá-lo para fora da pista em uma batalha no meio da prova. Logo depois, o piloto da Red Bull abandonou com um problema mecânico.

Durante grande parte da corrida, parecia que a McLaren faria uma dobradinha. Porém, a 19 voltas do final, Jenson Button foi forçado a parar seu carro antes da Parabolica com o que foi inicialmente diagnosticado como um problema na pressão do combustível.

Isso deixou Massa em segundo, mas com Alonso se aproximando. O líder do campeonato havia ganho duas posições na largada, antes de ultrapassar Kamui Kobayashi e Kimi Raikkonen em rápida sucessão.

Michael Schumacher e Sebastian Vettel foram oponentes mais duros, mas ambos foram eventualmente superados pela Ferrari. Alonso passeou pela grama na Curva Grande quando Vettel se defendeu – uma manobra que rendeu um drive-through ao atual campeão.

Vettel ainda parecia destinado ao sexto lugar até receber uma ordem para parar seu carro por causa de um problema técnico que se agravava a cinco voltas da bandeirada. Massa facilitou a ultrapassagem de Alonso, mas uma nova ameaça vinha surgindo.

Ao contrário de todos os primeiros colocados, Perez havia largado com pneus duros, o que lhe permitiu andar até a volta 29 antes de seu primeiro pit-stop. Ele retornou em sexto, foi beneficiado pelos problemas de Vettel e Button e então começou a virar 1.5s mais rápido do que os líderes.

Massa e Alonso foram ultrapassados facilmente, e Perez começou a perseguir Hamilton. O mexicano não teve tempo de alcançar a McLaren, mas ainda garantiu seu terceiro pódio em uma temporada excelente.

Alonso e Massa terminaram em terceiro e quarto, à frente de Raikkonen (Lotus), que segurou os pilotos da Mercedes – Schumacher e Nico Rosberg, que pararam duas vezes.

Mark Webber se recuperou de uma largada lenta para entrar nos seis primeiros, mas rodou na saída da chicane Ascari nas voltas finais e abandonou pouco depois. Paul di Resta (Force India) chegou em oitavo, seguido por Kamui Kobayashi (Sauber) e Bruno Senna (Williams).

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Tempo
1. uk Lewis Hamilton McLaren 1:19:41.221
2. mx Sergio Perez Sauber +4.356
3. es Fernando Alonso Ferrari +20.594
4. br Felipe Massa Ferrari +29.667
5. fi Kimi Räikkönen Lotus +30.881
6. de Michael Schumacher Mercedes +31.259
7. de Nico Rosberg Mercedes +33.550
8. uk Paul di Resta Force India +41.057
9. jp Kamui Kobayashi Sauber +43.898
10. br Bruno Senna Williams +48.144
11. ve Pastor Maldonado Williams +48.006
12. au Daniel Ricciardo Toro Rosso +50.003
13. be Jerome d’ Ambrosio Lotus +1:15.008
14. fi Heikki Kovalainen Caterham +1 volta
15. ru Vitaly Petrov Caterham +1 volta
16. fr Charles Pic Marussia +1 volta
17. de Timo Glock Marussia +1 volta
18. es Pedro de la Rosa HRT +1 volta
19. in Narain Karthikeyan HRT +1 volta
Abandonos
20. au Mark Webber Red Bull +2 voltas
21. de Nico Hülkenberg Force India +3 voltas
22. de Sebastian Vettel Red Bull +6 voltas
23. uk Jenson Button McLaren +21 voltas
24. fr Jean-Eric Vergne Toro Rosso +45 voltas

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.