F1 – Hamilton vence em Austin; campeonato será decidido em Interlagos

domingo, 18 de novembro de 2012 às 18:40

Lewis Hamilton

Lewis Hamilton bateu Sebastian Vettel na luta pela vitória no GP dos Estados Unidos, enquanto o terceiro lugar de Fernando Alonso manteve viva a batalha pelo campeonato da Fórmula 1.

Apesar de sua derrota em Austin, Vettel continua sendo o favorito ao título, já que leva uma vantagem de 13 pontos sobre Alonso para a corrida final do próximo fim de semana em Interlagos. Porém, o campeonato de construtores está definido, com a Red Bull ficando fora do alcance de suas rivais.

A perseguição incansável de Hamilton manteve a tensão em alta durante a prova. A McLaren perdeu o segundo lugar para o companheiro de Vettel na Red Bull, Mark Webber, mas logo ultrapassou o australiano. Webber abandonou com uma falha no alternador logo depois, certamente causando nervosismo na garagem da Red Bull.

O carro de Vettel ainda estava andando sem problemas, mas não tinha velocidade para escapar de Hamilton. O campeão conseguiu uma pequena folga pouco antes dos pit-stops, mas Hamilton voltou a se aproximar quando ambos estavam com pneus duros novos.

Hamilton passou a maior parte do meio da corrida muito perto de Vettel, mas foi frequentemente frustrado pela tração superior da Red Bull. A McLaren chegava no veloz primeiro setor, mas tinha dificuldades para chegar suficientemente perto na reta da zona do DRS.

Finalmente, na volta 42 das 57, Hamilton conseguiu a ultrapassagem. Vettel veio para dentro, mas a vantagem de velocidade do rival na reta foi tão grande que a McLaren já estava confortavelmente à frente antes da curva seguinte.

A corrida não estava terminada, já que Hamilton nunca conseguiu escapar de Vettel. A Red Bull não se aproximou o suficiente e Hamilton venceu nos Estados Unidos pela segunda vez em sua carreira, cruzando a linha apenas seis décimos à frente do alemão, que pelo menos garantiu mais um título de construtores para sua equipe.

O progresso de Alonso foi alcançado principalmente por sua grande largada. Ele arrancou muito bem e foi por fora na primeira curva para garantir o quarto posto, que se transformou em terceiro após a saída da Webber. Seu companheiro na Ferrari, Felipe Massa, se recuperou do 11º lugar no grid até quarto, mostrando um ótimo ritmo de corrida o tempo todo.

Massa foi ameaçado por Jenson Button no final. A McLaren havia caído para 16º na primeira volta antes de iniciar uma recuperação quando seus pneus ganharam vida. Button andou até a volta 35 antes de parar, e então passou ambas as Lotus para assegurar a quinta colocação.

Kimi Raikkonen deu a impressão que poderia desafiar Alonso em certo momento. Os dois perderam alguns segundos em seus pit-stops, com Raikkonen ficando preso no tráfego e posteriormente sendo superado por Massa e Button no segundo stint.

Raikkonen terminou imediatamente à frente de seu companheiro Romain Grosjean, que se recuperou bem de uma rodada na quinta volta que exigiu um pit-stop na volta 9. Ele caiu para 22º, mas voou depois disso.

Nico Hulkenberg garantiu o oitavo lugar para a Force India, lutando com a dupla da Williams, Pastor Maldonado e Bruno Senna. Os dois tocaram rodas na curva 1 nos estágios finais quando Maldonado passou seu companheiro de equipe.

Daniel Ricciardo brilhou no primeiro stint, subindo de 18º no grid para quinto ao permanecer na pista até a volta 30. Porém, a tática não deu resultado para a Toro Rosso, já que Ricciardo chegou apenas em 12º.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Tempo
1. uk Lewis Hamilton McLaren 1:35:55.269
2. de Sebastian Vettel Red Bull +0.675
3. es Fernando Alonso Ferrari +39.229
4. br Felipe Massa Ferrari +46.013
5. uk Jenson Button McLaren +56.432
6. fi Kimi Räikkönen Lotus +1:04.425
7. fr Romain Grosjean Lotus +1:10.313
8. de Nico Hülkenberg Force India +1:13.792
9. ve Pastor Maldonado Williams +1:14.525
10. br Bruno Senna Williams +1:15.133
11. mx Sergio Perez Sauber +1:22.341
12. au Daniel Ricciardo Toro Rosso +1:24.871
13. de Nico Rosberg Mercedes +1:25.510
14. jp Kamui Kobayashi Sauber +1 volta
15. uk Paul di Resta Force India +1 volta
16. de Michael Schumacher Mercedes +1 volta
17. ru Vitaly Petrov Caterham +1 volta
18. fi Heikki Kovalainen Caterham +1 volta
19. de Timo Glock Marussia +1 volta
20. fr Charles Pic Marussia +2 voltas
21. es Pedro de la Rosa HRT +2 voltas
22. in Narain Karthikeyan HRT +2 voltas
Abandonos
23. au Mark Webber Red Bull +40 voltas
24. fr Jean-Eric Vergne Toro Rosso +42 voltas

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.