F1 – Hamilton tem condições de superar Schumacher?

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017 às 18:10
Michael Schumacher e  Lewis Hamilton

Michael Schumacher e Lewis Hamilton

Colaboração: Rodolfo Rodrigues

Por muito tempo os números conquistados pelo heptacampeão Michael Schumacher foram considerados imbatíveis, e realmente parecia, porém, em 2007, surgiu um jovem piloto que muitos imaginavam que teria um futuro promissor, chamado Lewis Hamilton, que em suas primeiras corridas já mostrou para o mundo o seu talento, tanto, que sua primeira vitória na F1 ocorreu somente na sua sexta corrida, e tendo ao seu lado um companheiro de equipe e desafeto Fernando Alonso, até então maior estrela do circo, ao decorrer da temporada Hamilton acumulou 4 vitórias. Em 2008, com contrato renovado até 2012, em um campeonato emocionante, Lewis arrebatou 5 vitórias e levou para casa seu primeiro título de F1. De 2009 até o fim de 2012, no restante da era McLaren, Lewis esteve no alto do pódio em 12 oportunidades e passaria a ser da equipe Mercedes, e é aí que de fato o britânico começaria a subir de patamar na história da F1.

Em 2013, com o motor Mercedes V8, Lewis cravou apenas uma vitória, na Hungria, já na temporada seguinte o piloto acumularia 11 vitórias em uma temporada (seu recorde pessoal), já fisgando mais um título mundial e na temporada 2015 paparia mais 10 vitórias e garantiria mais um título, um tricampeonato mundial, se igualando aos gigantes Lauda, Brabham, Stewart, Piquet e o seu ídolo, Ayrton Senna. Na temporada 2016, Lewis começou mal, com dificuldades nas largadas, o inglês não conseguiu vitória nas 5 primeiras corridas, e numa temporada de altos e baixos faturou 10 vitórias.

A lenda, considerado por muitos o maior da história da F1, Michael Schumacher, acumulou ao todo, um incrível número de 91 vitórias na carreira, já Lewis Hamilton possui 53 primeiros lugares na carreira, Hamilton tem que conquistar mais 39 vitórias para bater o alemão. Lewis precisa fazer duas temporadas perfeitas para ultrapassar o heptacampeão, o que o ajuda bastante é a quantidade de corridas que uma temporada atual possui, 21, contudo, se Hamilton possuir o melhor carro do grid nas próximas 3 ou 4 temporadas, o inglês baterá o alemão.

Outro recorde que corre risco (e muito!) é o de pole positions, Hamilton com 61, precisa de 5 poles para bater Senna e necessita apenas de 8 poles para ultrapassar o alemão e, na minha opinião, a pole position era uma fator muito característico do Senna, e é o de Hamilton, ambos são muitos fortes nesse quesito, e ambos estão acima de Schumacher nesse ponto. Logicamente, o recorde de pole convertida em vitória também será batida por Hamilton, a diferença de Lewis para Michael é de apenas 8 vitórias, provável de acontecer. Acredito que Hamilton alcançará esses recordes nessa temporada.

Outro recorde bem discutido é o de pódios, Schumi lidera com 155, Prost com 106 e LH44 com 104, para bater o alemão, Lewis precisaria de 52 vezes estar entre os 3, tendo um raciocínio parecido com o primeiro recorde do texto, Hamilton precisaria fazer 3 grandes temporadas tendo o melhor carro para estar presente no topo deste recorde, caso isso não ocorra o inglês precisará de 5 boas temporadas (contando uma provável equilibrada do grid no futuro), com atuais 32 anos, eu particularmente não sei se ele alcançará. E você?

Agora são dois recordes que eu creio que não serão alcançados porque esse era o ponto forte do Schumacher: volta mais rápida. Igual o Schumi não existe nesse quesito, queira você ou não, o alemão possui 77 voltas mais rápidas acompanhado de Kimi Raikkonen com 43, Prost com 41 e Hamilton 31. Em todo esse domínio recente de Hamilton, o número de 31 é relativamente baixo comparado com o de Schumacher, e o inglês teria de fato, fazer temporadas e voltas fantásticas com muita consistência para alcançar o alemão. Outro recorde é o número de hat-trick onde o piloto é pole, vence a prova e tem a volta mais rápida. Schumacher possui um incrível número de 22 hat-tricks, o dobro do segundo colocado Jim Clark, e Hamilton atrás com 10, tendo o mesmo pensamento que o recorde anterior, acho bem improvável que ambos os recordes sejam batidos.

E o recorde de títulos, será que o tricampeão Hamilton chegará aos 8 títulos e baterá Michael Schumacher? Outro recorde que eu acho difícil de ser ultrapassado, Hamilton precisa manter este atual domínio por mais 5 anos e não ter companheiro de equipe que não o incomode e simplesmente focar no campeonato, caso isso ocorra o britânico estará com seus 37 anos, porém, pessoalmente, eu creio que isso não acontecerá com o britânico, mas isso em nenhum momento vai ser desmerecedor e muito menos manchar a imagem de Lewis Hamilton, um piloto que está no mesmo patamar dos gigantes. O melhor piloto da atualidade.

Rodolfo Rodrigues
João Neiva – ES

Quer ver todos os textos de colaboradores? Clique AQUI

Os artigos publicados de colaboradores não traduzem a opinião do Autoracing. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate sobre automobilismo e abrir um espaço para os fãs de esportes a motor compartilharem seus textos com milhares de outros fãs.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.