F1 – Hamilton mostra de novo porque é “o homem” (vídeo onboard)

sábado, 17 de abril de 2021 às 14:03

Hamilton – Q3 Imola 2021

Por: Adauto Silva

Hoje Sir Lewis Hamilton deu mais uma demonstração de sua superioridade não apenas em relação ao grid atual da F1, mas como um dos melhores de todos os tempos.

O heptacampeão nitidamente não tinha velocidade em seu carro para fazer a pole, por mais que os Prateados tenham melhorado desde o Bahrain. E melhoraram mesmo!

Mas não foi o suficiente. O carro ainda anda bem somente numa janela estreitíssima dos pneus, tão estreita que qualquer mínimo erro coloca tudo a perder, especialmente numa volta voadora. E mesmo andando na janela correta, o carro ainda não é o mais rápido do grid.

Mas quando não se tem essa velocidade superior, outras qualidades que pouquíssimos tem precisam entrar em ação. E foi exatamente isso que o magistral heptacampeão fez no Q3 da classificação deste sábado para o GP de Emilia Romagna em Imola.

A Mercedes não era o carro mais rápido da pista hoje na classificação em Imola. As duas Red Bull e a McLaren de Norris eram mais rápidas. Se Verstappen, Perez e Norris tivessem conseguido dar suas voltas no Q3 sem cometer erros, os três largariam à frente de Hamilton. Mas eles não conseguiram e confessaram que cometeram erros. Norris, que vinha fazendo uma volta simplesmente impressionante, além de sair dos limites da pista na curva 9, ainda cometeu um erro crucial no final da volta. Verstappen cometeu o seu logo no início da volta e Perez cometeu dois pequenos erros também.

Então entrou em ação a precisão e o domínio que Hamilton tem sobre o carro, a pista e as condições do  momento, o que fez com que ele conseguisse encontrar a melhor janela de operação que as circunstâncias exigiam – a pista tinha esquentado muito desde o Q1 – e andar exatamente no limite desta janela sem cometer erro.

E foi por isso, por não ter cometido o menor erro em sua melhor volta no Q3, que Hamilton fez sua quase inacreditável 99ª pole position. Repare que nesta melhor volta de Hamilton, ele já tinha feito dois melhores setores antes e nenhum dos seus três setores foi o mais rápido do Q3. Mas era o que a pista tinha a oferecer naquele momento e só ele a entendeu do começo ao fim da volta.

Hoje todos os apaixonados por F1 tiveram mais uma demonstração das múltiplas capacidades de um piloto que está fazendo história bem à frente de nossos narizes.

É para curtir muito! Obrigado “homem”

Adauto Silva
Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.