F1 – Hamilton: GP do Brasil não precisava de duas paralisações

domingo, 13 de novembro de 2016 às 19:00
GP Brasil 2016

GP Brasil 2016

Lewis Hamilton acredita que algumas das interrupções no GP do Brasil deste domingo foram “inúteis”, mas entende o desejo da FIA de priorizar a segurança. A corrida de Interlagos demorou pouco mais de três horas, com a largada atrasada, o Safety Car aparecendo cinco vezes e as bandeiras vermelhas duas após vários acidentes em condições úmidas.

Embora o piloto da Mercedes tenha dito que algumas das decisões eram óbvias, ele ficou perplexo com outras – especialmente a segunda bandeira vermelha depois de um longo período de Safety Car. “É compreensível a primeira bandeira vermelha porque as pessoas estavam escapando”, disse ele.

“Na segunda, depois que nós voltamos, a pista estava (pronta para pneus) intermediários, mas o Safety Car permaneceu mais tempo. A pista era a mesma durante todo o tempo todo. Era inútil o Safety Car, poderíamos ter continuado. Mas a segurança vem primeiro e eles sentiram que era o caso. Felizmente todos estão seguros, então foi a decisão certa”.

O líder do campeonato, Nico Rosberg, que terminou em segundo lugar, sentiu que as autoridades tinham uma decisão difícil, à medida que os níveis de chuva flutuavam. “Foi no limite, mas no final, eles acertaram. Eles fizeram um bom trabalho julgando”, comentou.

Ambos os pilotos da Mercedes e o terceiro colocado Max Verstappen (Red Bull) acreditam que as corridas no molhado serão mais fáceis em 2017, quando os carros ganharão downforce sob novas regras e com a Pirelli trabalhando para melhorar seus pneus de chuva.

“É que os pneus não lidam bem com a aquaplanagem”, explicou Rosberg. “Sabemos disso e estamos trabalhando nisso agora para o próximo ano. Esperamos fazer progressos”.

Verstappen disse que o nível de aquaplanagem visto em Interlagos era devido a “uma combinação de se ter mais potência, mais torque e menos downforce. “No ano que vem será resolvido”, opinou ele. “Será muito mais fácil guiar os carros no molhado por ter mais downforce no carro”.

Hamilton acrescentou que, em termos de níveis de chuva real este ano, a corrida de Interlagos foi bastante suave. “Provavelmente foi uma das mais fáceis, foi uma corrida muito fácil em geral. Eu não tive nenhum susto, em nenhum momento. Silverstone 2008 foi muito mais difícil”, concluiu.

Valtteri Bottas, de Williams, estava entre os muitos pilotos que criticavam as interrupções repetidas no rádio da equipe. “Eu estava o tempo todo perguntando a razão para a paralisação e para as bandeiras vermelhas, porque eu estava pronto para seguir. São condições molhadas e isso significa que é mais difícil e há má visibilidade, etc – isso é normal. Mas para mim estava completamente seguro durante toda a corrida, então eu realmente não percebi por que estávamos parando tanto”, completou.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.