F1 – Hamilton: FIA me tirou a vitória em Spa em 2008
quinta-feira, 19 de julho de 2018 às 12:19
Felipe Massa, Lewis Hamilton e Nick Heidfeld
A vitória perdida de Lewis Hamilton no GP da Bélgica de 2008 ainda o irrita 10 anos depois.
Hamilton, que estava dirigindo pela McLaren na época, terminou em primeiro na pista, mas caiu para o terceiro lugar na classificação final, quando os comissários o penalizaram por um incidente envolvendo Kimi Raikkonen.
Os dois estavam disputando a liderança quando Hamilton saiu na chicane e voltou à frente de Raikkonen. Hamilton permitiu que o piloto da Ferrari o ultrapassasse, depois repassou Raikkonen na próxima curva.
Hamilton recebeu uma penalidade de 25 segundos por “cortar a chicane e ganhar vantagem”, segundo os comissários. Sua penalidade promoveu Felipe Massa ao primeiro lugar à frente de Nick Heidfeld. Raikkonen bateu a duas voltas do fim.
Falando em um vídeo para o site oficial da F1 intitulado “Uma Carta para o meu Eu Mais Jovem”, Hamilton deixou claro que ainda acha que a punição foi injusta.
“Não deixe a FIA prejudicar você em Spa”, disse ele como um conselho para o jovem Hamilton. “Você tem que ter cuidado”.
“Eles dizem que não há problema em você deixar Kimi passar e que você fez o suficiente. E no final da corrida eles não vão deixar você manter essa vitória”.
“Então você tem que fazer o dobro, você tem que fazer mais. Deixe Kimi por perto e dê a ele uma boa margem para que eles não possam usar isso como desculpa”.
A FIA rejeitou a tentativa da McLaren de anular a penalidade, alegando que não poderia ser apelada.
belgica, f1, felipe massa, fia, kimi raikkonen, lewis hamilton, mclaren, mercedes, nick heidfeld
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.