F1 – Hamilton enfrenta obstáculos para retornar em Abu Dhabi

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020 às 10:38

Lewis Hamilton

Uma semana depois de seu teste positivo para Covid-19, Lewis Hamilton está aguardando para saber se testará negativo a tempo para retornar no GP de Abu Dhabi, encerramento da temporada.

O heptacampeão mundial ficou fora do GP de Sakhir após testar positivo para o vírus na segunda-feira passada. George Russell o substituiu, mas Toto Wolff, chefe da Mercedes, confirmou que Hamilton voltará ao seu carro neste fim de semana se testar negativo a tempo.

“Se Lewis se recuperar – e ele está melhorando a cada dia – e for considerado livre da Covid, negativo, ele estará no carro”, declarou Wolff no domingo.

Para poder correr, os pilotos devem participar de pelo menos uma das quatro sessões anteriores à prova – três treinos livres e a classificação. Nico Hulkenberg substituiu Lance Stroll no GP de Eifel tendo participado apenas da classificação antes da corrida.

Essa situação poderia se repetir com Hamilton neste fim de semana, dependendo do momento em que o resultado negativo para Covid-19 for determinado.

“Desde que o piloto participe de um treino livre ou classificação, ele tem permissão para correr”, confirmou Michael Masi, diretor de prova da FIA. “Então, tecnicamente, um piloto só precisa cumprir um desses critérios. Ele não poderia simplesmente aparecer e participar apenas da corrida, precisaria fazer uma das sessões, os treinos livres ou a classificação antes da prova”.

Portanto, Hamilton poderia retornar ao seu carro no máximo até 17h de sábado em Abu Dhabi, o horário marcado para o começo da classificação. O britânico está em isolamento desde seu teste positivo. Se testar negativo, ele terá de viajar para Abu Dhabi cumprindo as restrições da pandemia dos governos do Bahrain e Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Isso representa obstáculos adicionais.

“A parte principal em tudo isso sempre foi obedecer as respectivas leis e regulamentos dos governos”, disse Masi. “Então, é basicamente uma decisão das autoridades de saúde do Bahrain determinar se Lewis está bem e cumpre seus regulamentos, e posteriormente as autoridades de Abu Dhabi devem determinar se ele cumpre seus critérios. Efetivamente, são duas entidades governamentais que têm a palavra final”.

Hamilton terá de completar um período de 24 horas em isolamento após chegar a Abu Dhabi antes de poder entrar no paddock.

“Se ele cumprir os critérios dos respectivos governos e então os protocolos de testes da perspectiva da FIA – testar negativo antes de entrar no paddock – não haverá problemas do nosso ponto de vista”, concluiu Masi.

Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.