F1 – Hamilton e Vettel concordam

quinta-feira, 10 de outubro de 2019 às 14:51

Lewis Hamilton e Sebastian Vettel

Lewis Hamilton e Sebastian Vettel apoiaram a decisão da Formula 1 de fazer alterações na programação do GP do Japão – caso necessário –  ameaçado por um tufão neste fim de semana.

Os organizadores da Copa do Mundo de Rugby já cancelaram a partida da Inglaterra x França e o jogo da Nova Zelândia x Itália no sábado, devido à aproximação do Super Tufão Hagibis.

O jogo entre os anfitriões Japão x Escócia, que será disputado em Yokohama na manhã de domingo, também está sob grave ameaça.

A classificação para o GP em Suzuka, que deve ocorrer na madrugada de sexta-feira para sábado no horário de Brasília, está no caminho potencial da tempestade, com o tufão mais poderoso do ano marcado para trazer ventos violentos e fortes chuvas para a área.

Um plano de contingência está em vigor para levar a batalha pela pole position para a manhã de domingo antes da corrida, mas não se espera que os chefes de F1 finalizem seus horários até tarde da noite.

A F1 e seu corpo governante, a FIA, estão realizando reuniões duas vezes ao dia com autoridades do circuito e autoridades locais.

Entende-se que este último ficou surpreso com a decisão do World Rugby de desfazer dois jogos bem antes de seus respectivos kick-offs.

A F1 continua esperançosa de que o pior dos tufões não atinja a pista de Suzuka, localizada 400 km a sudoeste de Tóquio.

Enquanto isso, já está definido que a corrida não será disputada na segunda-feira se os carros não puderem correr no domingo.

O líder do campeonato Hamilton disse: “Eles estão fazendo o máximo que podem. Tenho certeza de que eles estão se preparando, estão cientes de que está chegando e têm procedimentos em vigor.”

Sebastian Vettel ecoou os comentários de Hamilton. O quatro vezes campeão mundial disse: “Não acho que alguém queira colocar vidas em perigo. Há uma previsão, mas quantas vezes uma previsão foi alterada?”

“Vamos ver o que acontece no final de semana. Faz sentido que, quando tivermos mais evidências amanhã à noite, elaboremos uma proposta ou uma ação para a classificação.”

A corrida no Japão foi atingida pelo mau tempo no passado, com a classificação disputada na manhã de domingo em duas ocasiões, em 2004 e 2010. Quatro anos atrás, a classificação para o GP dos EUA foi adiada um dia devido às fortes chuvas.

“Estou feliz por eles fazerem isso”, acrescentou Hamilton, que lidera o campeonato com 73 pontos sobre Valtteri Bottas, companheiro de Mercedes, com 130 ainda disponíveis.

“É legal quando o formato muda. Você tem que entrar em duas mentalidades diferentes e em dois ritmos diferentes. É um desafio diferente, então eu gosto disso.”

“Aqui é intenso quando chove, mas eu amo pilotar no molhado. Isso não faz diferença para mim. É muito emocionante.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.