F1 – Hamilton critica peso e tamanho cada vez maiores

quinta-feira, 3 de junho de 2021 às 13:32

Mercedes W12 – Bahrain

Hamilton criticou os constantes aumentos no peso e tamanho dos carros modernos de F1 e acredita que isso também não colabora em nada com as corridas e com as metas de sustentabilidade.

Um aumento de peso mínimo do motor e pneus revisados contribuíram para um ganho de peso de 6 kg para os carros desta temporada.

Na próxima temporada de 2022 com os carros totalmente novos da F1, o peso mínimo aumentará absurdos 38 kg e passarão a pesar 790 kg. Isso é 99 kg mais pesado do que eram os primeiros carros com UP V6 turbo-híbrida de 2014 e 185 kg mais pesado do que os carros V8 no último ano de reabastecimento em 2009.

Hamilton disse que isso é ruim para as corridas e que o maior desperdício de energia também não ajuda a F1 a ser mais sustentável, já que os carros mais pesados exigem “freios maiores, produzem mais poeira de freio e precisam de mais combustível.”

“Não entendo por que vamos ficando cada vez mais pesados”, disse Hamilton hoje no Azerbaijão, quando questionado sobre a tendência da F1 de ganhar peso de forma constante e como os carros modernos são diferentes daqueles dos anos 2000.

“Não entendo particularmente por que ficamos mais pesados quando se fala tanto sobre ser mais sustentável e o esporte está indo nessa direção.”

“Ao ficar cada vez mais pesado, você está usando cada vez mais energia. Isso não parece ser a direção certa.”

“Os carros mais leves eram mais ágeis, não eram nem de longe tão grandes, então correr, pilotar o carro era melhor.”

“As pistas que corremos estão ficando cada vez mais largas. Aqui em Baku é bastante largo em alguns lugares, é claro que é mais estreito em outros.”

“Mônaco sempre foi relativamente impossível de passar, mas agora o carro é tão grande que é grande demais para a pista.”

A adoção da tecnologia de motor híbrido é o maior contribuinte individual para o aumento significativo da F1 no peso mínimo nos últimos anos.

O peso mínimo da F1 aumentou apenas uma vez de 2002 a 2009, quando o primeiro sistema de recuperação de energia cinética, o KERS, foi introduzido.

Veja a diferença entre uma McLaren de 2007 e a Mercedes de 2020:

Então aumentou em 10 das 12 temporadas desde então, com a mudança para motores turbo-híbridos V6 em 2014, gerando um aumento de 49 kg – a maior diferença de um ano para outro.

Avanços na segurança e mudanças nas regras relacionadas ao desenho dos carros, como tornar os carros maiores em 2017 ou estipular rodas de 18 polegadas para 2022, também são fatores significativos no constante aumento do limite de peso.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.