F1 – Hakkinen: Mugello mostrou que os pilotos ainda têm muito a aprender

quarta-feira, 16 de setembro de 2020 às 16:28
hakkinen-2013

Mika Hakkinen

Mika Hakkinen sugeriu que os pilotos de Fórmula 1 têm muito a aprender depois do GP da Toscana repleto de incidentes no circuito de Mugello no domingo, as relargadas expondo os pilotos em a momentos constrangedores.

As travessuras começaram quando três carros “se entraram” quando saíram da San Donato (curva 1) na primeira volta e quando a poeira baixou o Red Bull de Max Verstappen e o Alpha Tauri de Pierre Gasly ficaram encalhados, enquanto Carlos Sainz teve sorte ao rodar sua McLaren na curva Luco e conseguir continuar.

Mas Sainz não durou muito, já que ele foi um dos que bateu no engavetamento na relargada, assim como Antonio Giovinazzi, a dupla do Haas Romain Grosjean e Kevin Magnussen, bem como o estreante da Williams, Nicholas Latifi.

Com Valtteri Bottas ditando um ritmo mais lento na frente em seu Mercedes, o pessoal na parte de trás começou a se coçar e, em um piscar de olhos, havia carros quebrados voando em todas as direções enquanto eles montavam um no outro em sua ansiedade excessiva para começar a corrida novamente.

Em sua última coluna da Unibet, o bicampeão de F1, Hakkinen raciocinou: “Olhando para os acidentes no início do GP da Toscana, acho que isso mostrou como os pilotos ainda têm muito a aprender ao visitar um novo circuito.”

“Mugello criou um desafio único visto que é muito rápido, mas também estreito. Com apenas uma ultrapassagem natural, os pilotos tentavam se posicionar o melhor possível na largada, com três ou quatro carros lutando pelo mesmo trecho de pista.”

“O primeiro acidente foi um incidente normal de corrida, com muitos carros agrupados indo da esquerda para a direita nas curvas 2 e 3.”

“O segundo acidente, que causou a bandeira vermelha na corrida, foi muito mais perigoso, pois tínhamos os carros bem agrupados enquanto os pilotos tentavam adivinhar quando Valtteri Bottas iria acelerar após a saída do safety-car. Isso resultou em carros em velocidades diferentes e pilotos invisíveis.”

“As imagens onboard mostraram como foi difícil para os pilotos evitarem uns aos outros. Foi o tipo de acidente com vários carros que estamos acostumados a ver em categorias de base, não na Fórmula 1, mas mais uma vez as melhorias na segurança fizeram seu trabalho.”

“O acidente de Lance Stroll foi preocupante porque o carro parecia ter sofrido uma avaria, que pode ter sido devido às zebras de Mugello. Sofrer uma falha como essa não é uma boa experiência porque o piloto se torna um passageiro e não há nada que você possa fazer a não ser se preparar para o impacto”, explicou Mika.

Apesar dos incidentes, os pilotos foram unânimes em seus elogios à pista de corrida da velha escola, onde erros cometidos são punidos imediatamente, o que contrasta com as arenas modernas e estéreis de algumas pistas atuais, que simplesmente perdoam demais os erros dos pilotos e a mediocridade, em última análise.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.