F1 – Haas não é a favor da modificação do formato de fim de semana

quinta-feira, 28 de junho de 2018 às 12:38

Guenther Steiner

O chefe da equipe Haas, Guenther Steiner, diz que não apoia a ideia de agitar a programação tradicional de fim de semana da Fórmula 1 para ter corridas sprint no estilo da Fórmula 2.

Com os novos proprietários de F1 Liberty Media continuando a olhar para novas formas de melhorar o espetáculo – em meio a uma revisão regulamentar definida para ser introduzida para 2021 – uma série de propostas foram sugeridas, incluindo uma mudança para o formato de fim de semana.

Mas a ideia de adaptar um formato no estilo F2, incluindo várias corridas ao longo de um fim de semana, não combina com Steiner, que acredita que essas mudanças teriam consequências negativas para as equipes com orçamentos menores.

“Não posso comentar se uma corrida sprint está completamente fora da mesa, mas não gosto de correr aos sábados”, disse Steiner. “Primeiro de tudo, ela derruba nossa corrida no domingo. Se temos duas corridas, isso tem um efeito menor na corrida de domingo porque você já teve uma no sábado”.

“Por isso, classificar é um evento em si. É um evento excitante e emocional e muito bom. Também não é só que você pode ter danos, você precisa ter o dobro de peças sobressalentes, e você precisa tê-las em duas corridas”.

Um processo de reestruturação financeira com uma distribuição de receita mais uniforme entre as equipes é apenas uma das cinco áreas-chave que a Liberty delineou para o cenário futuro da F1 para além de 2020.

Steiner disse que uma alteração tão dramática na estrutura de fim de semana da F1 iria contra a filosofia de tentar reduzir os custos.

Espera-se que a FIA lance os regulamentos definitivos do motor de F1 de 2021 para os fabricantes nesta semana, depois que um esboço de conceitos básicos foi feito em novembro do ano passado.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.