F1 – Haas: FIA precisa esclarecer as regras de rádio

quinta-feira, 14 de julho de 2016 às 15:03
Guenther Steiner

Guenther Steiner

Guenther Steiner, da Haas, acredita que a FIA precisa clarificar as regras de rádio após a mais recente controvérsia em torno de Nico Rosberg no GP da Inglaterra.

Rosberg terminou em segundo lugar em Silverstone, mas foi rebaixado para terceiro após a corrida, devido uma mensagem de rádio recebida da Mercedes que o ajudou a resolver um problema terminal da caixa de marchas nas últimas voltas. Essas mensagens foram consideradas uma violação das regras que estipulam que os pilotos devem dirigir o carro sozinho e sem ajuda.

Christian Horner, da Red Bull, liderou as críticas após a corrida, chamando as regras de “lixo” e sugerindo que uma penalidade de tempo não agiria como um impedimento para outras equipes. Steiner se juntou à Horner ao criticar as regras tal como estão atualmente.

Quando perguntado se a FIA precisava esclarecer o escopo da aplicação das regras, Steiner disse: “Totalmente, e todos nós queremos apenas que, para o benefício da categoria, não fazer nada de errado. Não seria bom ser penalizado em 10 segundos e dizer ‘Na verdade eu não fiz nada’, e não poder fazer um protesto porque não tem suporte. Esta regra não é preto e branco”.

Steiner diz que as equipes não sabem o que é e não é permitido a partir do pitwall.

As regras de rádio determinam que as mensagens só possam ser transmitidas ao piloto, em razões de segurança ou para evitar uma falha iminente. Steiner acredita que a imprecisão das regras torna difícil saber se a punição para Rosberg e Mercedes foi correta.

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.