F1 – Grupo de Estratégia não está funcionando, diz Fernley

quinta-feira, 21 de maio de 2015 às 15:55

Bob Fernley

Bob Fernley da Force India disse que o Grupo de Estratégia da F1 “não está dando resultado”, e ele acredita que as equipes não devem fazer as regras.

Na semana passada, o Grupo de Estratégia se reuniu para discutir o futuro da categoria e votou a favor da introdução de carros mais rápidos, com som mais alto, mais largos, com pneus traseiros maiores e com o retorno do reabastecimento.

E enquanto o site Autosport disse entender que a perspectiva de carros de cliente (equipes comprando carros de outras) dominou a discussão, nada oficial foi mencionado sobre o assunto, nem tomaram medidas para cortar custos.

Seis equipes – Mercedes, Ferrari, Red Bull, McLaren, Williams e Force India – se sentaram no Grupo de Estratégia, juntamente com Bernie Ecclestone e o presidente da FIA, Jean Todt. Mas Fernley acredita que as equipes não devem ter uma palavra a dizer nas regras e, em vez disto, deixar para a FIA e o promotor FOM determinarem tudo.

“Eu não acho que o Grupo de Estratégia esteja funcionando”, disse Fernley. “Deveríamos estar olhando para algo onde teríamos um programa claro. Nós tivemos de 18 meses a 2 anos de trabalho do Grupo de Estratégia com nada sendo apresentado. Precisamos procurar por um melhor sistema. Antes, com Bernie e (o ex-presidente da FIA) Max (Mosley) no comando, nós sabíamos exatamente onde estávamos”.

“Não acho que devemos ter equipes tomando decisões sobre para onde a F1 deve ir. Deve ser dito às equipes para onde a F1 está indo”.

Christian Horner da Red Bull concordou e acrescentou que as equipes nunca serão capazes de concordar coletivamente, porque têm seus próprios interesses pessoais para proteger.

“Cada equipe tem sua própria agenda e vai lutar pelo seu próprio interesse”, disse Horner. “A categoria é regida pela FIA e promovida pela FOM e eles que precisam se reunir e se perguntar: O que nós queremos que a F1 seja?”

“Sim, nós queremos os carros mais rápidos e mais agressivos para pilotar, mas nunca se conseguirá manter todos satisfeitos. Bernie e Jean precisam se reunir e dizer: isto é o que nós queremos ter e como deve ser governado e, em seguida, nos dar o motor e ver se queremos participar”.

“Se você deixar as equipes tentarem chegar a um conjunto de regras, nunca vai conseguir todos no mesmo pedaço de papel”.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.