F1- GP Monaco: O ponto… por Gian Carlo Minardi

segunda-feira, 28 de maio de 2012 às 22:31
Gian Carlo Minardi
Gian Carlo Minardi

Gian Carlo Minardi, ex-dono da equipe Minardi F1 – comprada em 2006 pela Red Bull que a batizou de Scuderia Toro Rosso – enviou sua opinião sobre o GP de Mônaco para o Autoracing. Então nós traduzimos o texto e o publicamos aqui para você!

F1- GP Monaco: O ponto… por Gian Carlo Minardi

O GP de Mônaco ontem foi realmente incrível. Depois de 78 voltas seis carros cruzaram a linha em apenas 6 segundos. Este é um dos campeonatos mais intensos e competitivos da história da Formula 1. A competição será disputada até o final e cada colocação será decisiva. Depois de seis corridas (vencidas por seis pilotos diferentes) ainda não temos um líder claro.

78 voltas foram percorridas sem erros dos pilotos, em condições difíceis e com diferentes estratégias. Este é o caso de Sebastian Vettel, que decidiu começar a corrida com pneus macios, em oposição ao grupo da frente. Grosjean fez uma largada precipitada. Ele tem que prestar mais atenção, porque ele tem cometido muitos erros. Que pena para a Lotus, que tem um carro muito bom, mesmo se a equipe tiver que mudar sua estratégia. Os pneus estão fazendo com que o trabalho dos engenheiros de pista e seus esforços para determinar a melhor estabilidade do carro, fique cada vez mais difícil. Estamos percebendo as diferenças mesmo entre carros da mesma equipe.

Webber, Rosberg e Alonso fizeram um bom trabalho. O piloto espanhol, com o seu terceiro lugar, lidera a tabela. Massa conseguiu voltar ao Q3 e, durante a corrida, ele permaneceu no grupo da frente. Eu acho que este resultado pode renovar sua confiança. Eu acho que o piloto brasileiro ainda pode dar a sua contribuição para a Ferrari e ajudá-la a conquistar uma das três primeiras posições do Campeonato. As duas próximas corridas devem beneficiar a Ferrari. A chave foi na volta 30, quando Alonso, pouco antes de sair para sua troca, marcou suas melhores parciais da corrida, voltando à frente de Hamilton. Parabéns para os mecânicos, pois levaram apenas 3,7 segundos para  fazer a troca e parabéns também para Fernando, que fez a diferença exatamente no momento crucial.

Infelizmente, o GP perdeu dois pilotos que poderiam ter sido os protagonistas da corrida, fazendo com que o GP fosse ainda mais inflamado: Maldonado e Schumacher. Tendo em conta as suas performances e o feeling que ele tem com a pista, o piloto venezuelano poderia fazer uma grande corrida de recuperação. O piloto alemão, ao contrário, estava de volta a pole-position após um longo período de tempo, mostrando a todos que ele não desiste. Ele fez um trabalho muito bom durante a classificação.

Sinto muito por Vergne, que pagou caro a escolha de trocar pneus na volta 18. Uma vez que seu piloto estava com problemas na corrida, sua equipe decidiu tentar uma mudança, na esperança de chover. Mas não choveu forte e ficou difícil para ele. Nas últimas 14 voltas o carro estava equipado com pneus inadequados e, mesmo se ele não parasse, acabaria fora do top ten. Ele estava fazendo uma boa corrida, assim como seu companheiro de equipe. Ele é um piloto que devemos prestar bastante atenção para o resto da temporada. Ele faz tempos interessantes e cresce corrida após corrida. As estratégias e os erros que a equipe possa cometer, juntamente com as ações feitas para compensar a falta de equipamento, têm uma forte influência sobre o piloto francês.

Gian Carlo Minardi  

AS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.