F1 – GP do Japão 2016 – Preview Autoracing

quarta-feira, 5 de outubro de 2016 às 14:45
Suzuka - Japão

Suzuka – Japão

Horário dos treinos e corrida
Quinta-feira, 06 de Outubro de 2016
Treino Livre 1   22:00 – 23:30 (SporTV)
Sexta-feira, 07 de Outubro de 2016  
Treino Livre 2   02:00 – 03:30  (SporTV)
Sábado, 08 de Outubro de 2016
Treino Livre 3   00:00 – 01:00  (SporTV)
Classificação – 03:00 – 04:00  (SporTV)
Domingo, 09 de Outubro de 2016
Corrida – 02:00   (Globo)

Circuito de Suzuka – Japão
Suzuka, além de espetacular e extremamente técnica, é uma das poucas pistas clássicas que ainda continua no calendário da F1 e incorpora uma grande variedade de curvas exigentes, como a bem conhecida Spoon e a 130R no final da reta oposta, que com a menor pressão aerodinâmica somada a grandes velocidades finais dos carros atuais, pode se tornar novamente um grande desafio. A pista é uma das mais reverenciadas no mundo pelos pilotos, o que explica porque 20 dos últimos 21 GPs foram vencidos por campeões mundiais.

Projetada e construída em 1962 pelo holandês John Hugenholz, o Hermann Tilke da época, Suzuka é uma ‘pista de pilotos por excelência’. Seu desenho em forma de oito é único, sua seqüência de curvas rápidas e os fãs japoneses apaixonados e educados fazem desta uma das mais clássicas corridas da temporada.

Eficiência aerodinâmica é crucial, particularmente através das oito curvas que compõem o primeiro setor, na famosa sequência dos ‘Esses”, onde todas as curvas são contornadas a velocidades acima dos 200 kph. Importante, Suzuka permanece praticamente inalterada desde que foi incluída no calendário da F1 em 1987.

Suzuka fica a 388 km de Tóquio

Suzuka fica a 388 km ao sul de Tóquio

Veja as escolhas de compostos de pneus de cada piloto

f1-pneus-japao-2016

Freada para a Curva 16 (Chicane)

Velocidade inicial 305 km/h
Velocidade final 85 km/h
Distância de frenagem 144 metros
Tempo de frenagem 1.5 segundos
Desaceleração máxima 4,1 g
Pressão no pedal do freio 145 kg
Potência de frenagem 1685 kw

Pista de Suzuka

Suzuka
Tamanho da pista 5,807 km
Número de voltas 53
Corrida total 307,471 km
Recorde da volta 1’31.540 (228.372 kph) por Kimi Räikkönen, 2005
Volta mais rápida 1’28.954 (235.011 kph) por Michael Schumacher, 2006
Velocidade máxima 330 kph
Aceleração plena 65%
Consumo de pneu Alto
Consumo de freio Baixo
Nível de downforce 8/10
Troca de marchas por volta 48
Consumo por volta 1,8 kg (2,8 kg em 2013)
Perda no pit lane 21 segundos
Pneus para 2016 Duro, Médio e Macio
Distância para a Curva 1 350 metros
Zonas de DRS somente 1 na reta do box
Melhor tempo no TL1 em 2015 1’49.434 – Carlos Sainz (chuva)
Melhor tempo no TL2 em 2015 1’48.277 – Daniil Kvyat (chuva)
Melhor tempo no TL3 em 2015 1’33.995 – Nico Rosberg
Pole em 2015 1’32.584 – Nico Rosberg
Vencedor em 2015 1:28’06.508 – Lewis Hamilton


Últimos resultados em Suzuka

Vitórias
2015 Lewis Hamilton
2014 Lewis Hamilton
2013 Sebastian Vettel
2012 Sebastian Vettel
2011 Jenson Button
Poles
2015 Nico Rosberg
2014 Nico Rosberg
2013 Mark Webber
2012 Sebastian Vettel
2011 Sebastian Vettel
VMR
2015 Lewis Hamilton
2014 Lewis Hamilton
2013 Mark Webber
2012 Sebastian Vettel
2011 Jenson Button

Previsão do tempo para Suzuka

Sexta-feira
Mínima de 19º e máxima de 22º
Parcialmente nublado, 20% de possibilidades de chuva pela manhã

Sábado
Mínima de 20º e máxima de 26º
Tempestades, 90% de possibilidades de chuva
Domingo
Mínima de 13º e máxima de 23º
Pancadas pela manhã, 50% de possibilidades de chuva

Bolsa de apostas em Londres
Paga x/y apostado

Piloto Vitória Pole Pódio Top 6 Pontos VMR
Lewis Hamilton 11/10 11/10 1/4 1/6 1/8 7/4
Nico Rosberg 15/8 6/4 4/11 1/5 1/7 15/8
Daniel Ricciardo 6/1 15/2 8/11 2/9 1/6 15/2
Max Verstappen 7/1 9/1 11/10 30/100 1/5 9/1
Sebastian Vettel 25/1 16/1 5/2 4/9 2/9 11/1
Kimi Raikkonen 33/1 28/1 4/1 1/8 2/9 14/1
Fernando Alonso 100/1 66/1 12/1 5/4 4/11 33/1
Jenson Button 100/1 80/1 16/1 7/4 1/2 40/1
Carlos Sainz 200/1 100/1 33/1 9/2 5/6 40/1
Nico Hulkenberg 200/1 150/1 22/1 15/8 4/9 40/1
Sergio Perez 200/1 150/1 22/1 15/8 4/9 40/1
Daniil Kvyat 300/1 150/1 50/1 8/1 11/8 80/1
Valtteri Bottas 500/1 300/1 40/1 3/1 1/8 66/1
Felipe Massa 750/1 500/1 66/1 6/1 10/11 80/1
Kevin Magnussen 2000/1 2000/1 500/1 66/1 5/1 300/1
Esteban Gutierrez 2500/1 2000/1 300/1 33/1 3/1 300/1
Jolyon Palmer 2500/1 2500/1 500/1 125/1 9/1 500/1
Romain Grosjean 2500/1 2000/1 300/1 33/1 100/30 300/1
Esteban Ocon 5000/1 5000/1 2000/1 500/1 22/1 2500/1
Felipe Nasr 5000/1 5000/1 2000/1 500/1 25/1 2500/1
Marcus Ericsson 5000/1 5000/1 2000/1 500/1 22/1 2500/1
Pascal Wehrlein 5000/1 5000/1 2000/1 500/1 20/1 2500/1

 

Pole onboard de Nico Rosberg em 2015

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.