F1 – GP do Japão 2016 – Preview Autoracing
quarta-feira, 5 de outubro de 2016 às 14:45Horário dos treinos e corrida
Quinta-feira, 06 de Outubro de 2016
Treino Livre 1 22:00 – 23:30 (SporTV)
Sexta-feira, 07 de Outubro de 2016
Treino Livre 2 02:00 – 03:30 (SporTV)
Sábado, 08 de Outubro de 2016
Treino Livre 3 00:00 – 01:00 (SporTV)
Classificação – 03:00 – 04:00 (SporTV)
Domingo, 09 de Outubro de 2016
Corrida – 02:00 (Globo)
Circuito de Suzuka – Japão
Suzuka, além de espetacular e extremamente técnica, é uma das poucas pistas clássicas que ainda continua no calendário da F1 e incorpora uma grande variedade de curvas exigentes, como a bem conhecida Spoon e a 130R no final da reta oposta, que com a menor pressão aerodinâmica somada a grandes velocidades finais dos carros atuais, pode se tornar novamente um grande desafio. A pista é uma das mais reverenciadas no mundo pelos pilotos, o que explica porque 20 dos últimos 21 GPs foram vencidos por campeões mundiais.
Projetada e construída em 1962 pelo holandês John Hugenholz, o Hermann Tilke da época, Suzuka é uma ‘pista de pilotos por excelência’. Seu desenho em forma de oito é único, sua seqüência de curvas rápidas e os fãs japoneses apaixonados e educados fazem desta uma das mais clássicas corridas da temporada.
Eficiência aerodinâmica é crucial, particularmente através das oito curvas que compõem o primeiro setor, na famosa sequência dos ‘Esses”, onde todas as curvas são contornadas a velocidades acima dos 200 kph. Importante, Suzuka permanece praticamente inalterada desde que foi incluída no calendário da F1 em 1987.
Veja as escolhas de compostos de pneus de cada piloto
Freada para a Curva 16 (Chicane)
Velocidade inicial | 305 km/h |
Velocidade final | 85 km/h |
Distância de frenagem | 144 metros |
Tempo de frenagem | 1.5 segundos |
Desaceleração máxima | 4,1 g |
Pressão no pedal do freio | 145 kg |
Potência de frenagem | 1685 kw |
Pista de Suzuka
Tamanho da pista | 5,807 km |
Número de voltas | 53 |
Corrida total | 307,471 km |
Recorde da volta | 1’31.540 (228.372 kph) por Kimi Räikkönen, 2005 |
Volta mais rápida | 1’28.954 (235.011 kph) por Michael Schumacher, 2006 |
Velocidade máxima | 330 kph |
Aceleração plena | 65% |
Consumo de pneu | Alto |
Consumo de freio | Baixo |
Nível de downforce | 8/10 |
Troca de marchas por volta | 48 |
Consumo por volta | 1,8 kg (2,8 kg em 2013) |
Perda no pit lane | 21 segundos |
Pneus para 2016 | Duro, Médio e Macio |
Distância para a Curva 1 | 350 metros |
Zonas de DRS | somente 1 na reta do box |
Melhor tempo no TL1 em 2015 | 1’49.434 – Carlos Sainz (chuva) |
Melhor tempo no TL2 em 2015 | 1’48.277 – Daniil Kvyat (chuva) |
Melhor tempo no TL3 em 2015 | 1’33.995 – Nico Rosberg |
Pole em 2015 | 1’32.584 – Nico Rosberg |
Vencedor em 2015 | 1:28’06.508 – Lewis Hamilton |
Últimos resultados em Suzuka
Vitórias | |
2015 | Lewis Hamilton |
2014 | Lewis Hamilton |
2013 | Sebastian Vettel |
2012 | Sebastian Vettel |
2011 | Jenson Button |
Poles | |
2015 | Nico Rosberg |
2014 | Nico Rosberg |
2013 | Mark Webber |
2012 | Sebastian Vettel |
2011 | Sebastian Vettel |
VMR | |
2015 | Lewis Hamilton |
2014 | Lewis Hamilton |
2013 | Mark Webber |
2012 | Sebastian Vettel |
2011 | Jenson Button |
Previsão do tempo para Suzuka
Sexta-feira
Mínima de 19º e máxima de 22º
Parcialmente nublado, 20% de possibilidades de chuva pela manhã
Sábado
Mínima de 20º e máxima de 26º
Tempestades, 90% de possibilidades de chuva
Domingo
Mínima de 13º e máxima de 23º
Pancadas pela manhã, 50% de possibilidades de chuva
Bolsa de apostas em Londres
Paga x/y apostado
Piloto | Vitória | Pole | Pódio | Top 6 | Pontos | VMR |
Lewis Hamilton | 11/10 | 11/10 | 1/4 | 1/6 | 1/8 | 7/4 |
Nico Rosberg | 15/8 | 6/4 | 4/11 | 1/5 | 1/7 | 15/8 |
Daniel Ricciardo | 6/1 | 15/2 | 8/11 | 2/9 | 1/6 | 15/2 |
Max Verstappen | 7/1 | 9/1 | 11/10 | 30/100 | 1/5 | 9/1 |
Sebastian Vettel | 25/1 | 16/1 | 5/2 | 4/9 | 2/9 | 11/1 |
Kimi Raikkonen | 33/1 | 28/1 | 4/1 | 1/8 | 2/9 | 14/1 |
Fernando Alonso | 100/1 | 66/1 | 12/1 | 5/4 | 4/11 | 33/1 |
Jenson Button | 100/1 | 80/1 | 16/1 | 7/4 | 1/2 | 40/1 |
Carlos Sainz | 200/1 | 100/1 | 33/1 | 9/2 | 5/6 | 40/1 |
Nico Hulkenberg | 200/1 | 150/1 | 22/1 | 15/8 | 4/9 | 40/1 |
Sergio Perez | 200/1 | 150/1 | 22/1 | 15/8 | 4/9 | 40/1 |
Daniil Kvyat | 300/1 | 150/1 | 50/1 | 8/1 | 11/8 | 80/1 |
Valtteri Bottas | 500/1 | 300/1 | 40/1 | 3/1 | 1/8 | 66/1 |
Felipe Massa | 750/1 | 500/1 | 66/1 | 6/1 | 10/11 | 80/1 |
Kevin Magnussen | 2000/1 | 2000/1 | 500/1 | 66/1 | 5/1 | 300/1 |
Esteban Gutierrez | 2500/1 | 2000/1 | 300/1 | 33/1 | 3/1 | 300/1 |
Jolyon Palmer | 2500/1 | 2500/1 | 500/1 | 125/1 | 9/1 | 500/1 |
Romain Grosjean | 2500/1 | 2000/1 | 300/1 | 33/1 | 100/30 | 300/1 |
Esteban Ocon | 5000/1 | 5000/1 | 2000/1 | 500/1 | 22/1 | 2500/1 |
Felipe Nasr | 5000/1 | 5000/1 | 2000/1 | 500/1 | 25/1 | 2500/1 |
Marcus Ericsson | 5000/1 | 5000/1 | 2000/1 | 500/1 | 22/1 | 2500/1 |
Pascal Wehrlein | 5000/1 | 5000/1 | 2000/1 | 500/1 | 20/1 | 2500/1 |
Pole onboard de Nico Rosberg em 2015
clima gp japao, f1 japao, f1 suzuka, gp japão 2016, horario globo f1, horarios f1 japão, video pole onboard f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.