F1 – GP do Japão 2016 – Preview Autoracing
quarta-feira, 5 de outubro de 2016 às 14:45
Suzuka – Japão
Horário dos treinos e corrida
Quinta-feira, 06 de Outubro de 2016
Treino Livre 1 22:00 – 23:30 (SporTV)
Sexta-feira, 07 de Outubro de 2016
Treino Livre 2 02:00 – 03:30 (SporTV)
Sábado, 08 de Outubro de 2016
Treino Livre 3 00:00 – 01:00 (SporTV)
Classificação – 03:00 – 04:00 (SporTV)
Domingo, 09 de Outubro de 2016
Corrida – 02:00 (Globo)
Circuito de Suzuka – Japão
Suzuka, além de espetacular e extremamente técnica, é uma das poucas pistas clássicas que ainda continua no calendário da F1 e incorpora uma grande variedade de curvas exigentes, como a bem conhecida Spoon e a 130R no final da reta oposta, que com a menor pressão aerodinâmica somada a grandes velocidades finais dos carros atuais, pode se tornar novamente um grande desafio. A pista é uma das mais reverenciadas no mundo pelos pilotos, o que explica porque 20 dos últimos 21 GPs foram vencidos por campeões mundiais.
Projetada e construída em 1962 pelo holandês John Hugenholz, o Hermann Tilke da época, Suzuka é uma ‘pista de pilotos por excelência’. Seu desenho em forma de oito é único, sua seqüência de curvas rápidas e os fãs japoneses apaixonados e educados fazem desta uma das mais clássicas corridas da temporada.
Eficiência aerodinâmica é crucial, particularmente através das oito curvas que compõem o primeiro setor, na famosa sequência dos ‘Esses”, onde todas as curvas são contornadas a velocidades acima dos 200 kph. Importante, Suzuka permanece praticamente inalterada desde que foi incluída no calendário da F1 em 1987.

Suzuka fica a 388 km ao sul de Tóquio
Veja as escolhas de compostos de pneus de cada piloto

Freada para a Curva 16 (Chicane)
| Velocidade inicial | 305 km/h |
| Velocidade final | 85 km/h |
| Distância de frenagem | 144 metros |
| Tempo de frenagem | 1.5 segundos |
| Desaceleração máxima | 4,1 g |
| Pressão no pedal do freio | 145 kg |
| Potência de frenagem | 1685 kw |
Pista de Suzuka
| Tamanho da pista | 5,807 km |
| Número de voltas | 53 |
| Corrida total | 307,471 km |
| Recorde da volta | 1’31.540 (228.372 kph) por Kimi Räikkönen, 2005 |
| Volta mais rápida | 1’28.954 (235.011 kph) por Michael Schumacher, 2006 |
| Velocidade máxima | 330 kph |
| Aceleração plena | 65% |
| Consumo de pneu | Alto |
| Consumo de freio | Baixo |
| Nível de downforce | 8/10 |
| Troca de marchas por volta | 48 |
| Consumo por volta | 1,8 kg (2,8 kg em 2013) |
| Perda no pit lane | 21 segundos |
| Pneus para 2016 | Duro, Médio e Macio |
| Distância para a Curva 1 | 350 metros |
| Zonas de DRS | somente 1 na reta do box |
| Melhor tempo no TL1 em 2015 | 1’49.434 – Carlos Sainz (chuva) |
| Melhor tempo no TL2 em 2015 | 1’48.277 – Daniil Kvyat (chuva) |
| Melhor tempo no TL3 em 2015 | 1’33.995 – Nico Rosberg |
| Pole em 2015 | 1’32.584 – Nico Rosberg |
| Vencedor em 2015 | 1:28’06.508 – Lewis Hamilton |
Últimos resultados em Suzuka
| Vitórias | |
| 2015 | Lewis Hamilton |
| 2014 | Lewis Hamilton |
| 2013 | Sebastian Vettel |
| 2012 | Sebastian Vettel |
| 2011 | Jenson Button |
| Poles | |
| 2015 | Nico Rosberg |
| 2014 | Nico Rosberg |
| 2013 | Mark Webber |
| 2012 | Sebastian Vettel |
| 2011 | Sebastian Vettel |
| VMR | |
| 2015 | Lewis Hamilton |
| 2014 | Lewis Hamilton |
| 2013 | Mark Webber |
| 2012 | Sebastian Vettel |
| 2011 | Jenson Button |
Previsão do tempo para Suzuka
Sexta-feira
Mínima de 19º e máxima de 22º
Parcialmente nublado, 20% de possibilidades de chuva pela manhã
Sábado
Mínima de 20º e máxima de 26º
Tempestades, 90% de possibilidades de chuva
Domingo
Mínima de 13º e máxima de 23º
Pancadas pela manhã, 50% de possibilidades de chuva
Bolsa de apostas em Londres
Paga x/y apostado
| Piloto | Vitória | Pole | Pódio | Top 6 | Pontos | VMR |
| Lewis Hamilton | 11/10 | 11/10 | 1/4 | 1/6 | 1/8 | 7/4 |
| Nico Rosberg | 15/8 | 6/4 | 4/11 | 1/5 | 1/7 | 15/8 |
| Daniel Ricciardo | 6/1 | 15/2 | 8/11 | 2/9 | 1/6 | 15/2 |
| Max Verstappen | 7/1 | 9/1 | 11/10 | 30/100 | 1/5 | 9/1 |
| Sebastian Vettel | 25/1 | 16/1 | 5/2 | 4/9 | 2/9 | 11/1 |
| Kimi Raikkonen | 33/1 | 28/1 | 4/1 | 1/8 | 2/9 | 14/1 |
| Fernando Alonso | 100/1 | 66/1 | 12/1 | 5/4 | 4/11 | 33/1 |
| Jenson Button | 100/1 | 80/1 | 16/1 | 7/4 | 1/2 | 40/1 |
| Carlos Sainz | 200/1 | 100/1 | 33/1 | 9/2 | 5/6 | 40/1 |
| Nico Hulkenberg | 200/1 | 150/1 | 22/1 | 15/8 | 4/9 | 40/1 |
| Sergio Perez | 200/1 | 150/1 | 22/1 | 15/8 | 4/9 | 40/1 |
| Daniil Kvyat | 300/1 | 150/1 | 50/1 | 8/1 | 11/8 | 80/1 |
| Valtteri Bottas | 500/1 | 300/1 | 40/1 | 3/1 | 1/8 | 66/1 |
| Felipe Massa | 750/1 | 500/1 | 66/1 | 6/1 | 10/11 | 80/1 |
| Kevin Magnussen | 2000/1 | 2000/1 | 500/1 | 66/1 | 5/1 | 300/1 |
| Esteban Gutierrez | 2500/1 | 2000/1 | 300/1 | 33/1 | 3/1 | 300/1 |
| Jolyon Palmer | 2500/1 | 2500/1 | 500/1 | 125/1 | 9/1 | 500/1 |
| Romain Grosjean | 2500/1 | 2000/1 | 300/1 | 33/1 | 100/30 | 300/1 |
| Esteban Ocon | 5000/1 | 5000/1 | 2000/1 | 500/1 | 22/1 | 2500/1 |
| Felipe Nasr | 5000/1 | 5000/1 | 2000/1 | 500/1 | 25/1 | 2500/1 |
| Marcus Ericsson | 5000/1 | 5000/1 | 2000/1 | 500/1 | 22/1 | 2500/1 |
| Pascal Wehrlein | 5000/1 | 5000/1 | 2000/1 | 500/1 | 20/1 | 2500/1 |
Pole onboard de Nico Rosberg em 2015
clima gp japao, f1 japao, f1 suzuka, gp japão 2016, horario globo f1, horarios f1 japão, video pole onboard f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.