F1 – GP do Canadá 2022 – Preview Autoracing
quarta-feira, 15 de junho de 2022 às 13:13Horário dos treinos e corrida
Sexta-feira, 17 de Junho de 2022
Treino Livre 1 15:00 – 16:00 (Bandsports e F1TV)
Treino Livre 2 18:00 – 19:00 (Bandsports e F1TV)
Sábado, 18 de Junho de 2022
Treino Livre 3 14:00 – 15:00 (Bandsports e F1TV)
Classificação – 17:00 – 18:00 (Band e F1TV)
Domingo, 19 de Junho de 2022
Corrida – 15:00 (Band e F1TV)
Circuit Gilles Villeneuve, Montreal – Canadá
A Formula 1 cruza o Atlântico para outra “briga de rua” no GP do Canadá, que não foi disputado em 2020 e 2021 devido à pandemia do coronavírus. O circuito homenageia o grande Gilles Villeneuve, na espetacular ilha artificial de Notre Dame em Montreal. O fato da pista não ter sido construída com a finalidade de receber corridas, apresenta alguns desafios únicos para pilotos e equipes. O asfalto é um pouco mais abrasivo que em Mônaco e Azerbaijão e as cargas sobre pneus são bem mais violentas. Os pneus serão os duros, médios e macios.
A pista é de alta velocidade e os carros ultrapassam os 300 km/h em quatro ocasiões por volta, e em cada uma delas eles tem que frear para uma chicane ou curva de baixa velocidade. Esses altos níveis de desaceleração colocam os freios sob enorme estresse. Não há outra pista no calendário atual onde os freios são tão exigidos como aqui.
Os setores 1 e 2 são implacáveis com erros de pilotagem e apresentam curvas de ângulos distintos para ambos os lados, todas com pouca ou nenhuma área de escape. O setor 3 é quase inteiro formado por duas retas intercaladas por uma chicane bastante técnica, com o Muro dos Campeões muito próximo na saída dela. A pista também é um pouco escorregadia – e fica ainda mais em razão dos carros irem com acerto de baixo downforce – e ondulada. Tração em saídas de curva, velocidade máxima e os freios são os fatores mais importantes. Como será o grande problema do quique dos carros de 2022 ainda é uma incógnita, pois sua intensidade vai depender também do nível de ondulações que a pista apresentar
Veja os pneus disponíveis:
Freada para a Curva 10
Circuit Gilles Villeneuve
Tamanho da pista: | 4,361 km |
Corrida total: | 70 voltas (305,270 km) |
Aceleração plena: | 67% |
Velocidade máxima: | 341,9 kph (Romain Grosjean, Lotus 2015) |
Consumo de freio: | Alto |
Nível de downforce: | Baixo |
Recorde da pista (em corrida) | 1’13.078 (214.833 kph) de Valtteri Bottas em 2019 |
Consumo por volta: | 1,8 kg |
Zonas de DRS | 3, reta do box, após a curva 7 e após a curva 12 |
Perda no pit lane: | 16 segundos |
Pneus para 2019: | Duro (C3), Médio (C4) e Macio (C5) |
Melhor tempo no TL1 em 2019 | 1’12.767 – Lewis Hamilton |
Melhor tempo no TL2 em 2019 | 1’12.177 – Charles Leclerc |
Melhor tempo no TL3 em 2019 | 1’10.843 – Sebastian Vettel |
Pole em 2019 | 1’10.240 – Sebastian Vettel |
Vencedor em 2019 | 1:29’07.084 – Lewis Hamilton |
Últimos resultados no Canadá
Vitórias | |
2019 | Lewis Hamilton |
2018 | Sebastian Vettel |
2017 | Lewis Hamilton |
2016 | Lewis Hamilton |
2015 | Lewis Hamilton |
2014 | Daniel Ricciardo |
2013 | Sebastian Vettel |
2012 | Lewis Hamilton |
2011 | Jenson Button |
Poles | |
2019 | Sebastian Vettel |
2018 | Sebastian Vettel |
2017 | Lewis Hamilton |
2016 | Lewis Hamilton |
2015 | Lewis Hamilton |
2014 | Nico Rosberg |
2013 | Sebastian Vettel |
2012 | Sebastian Vettel |
2011 | Sebastian Vettel |
VMR | |
2019 | Valtteri Bottas |
2018 | Max Verstappen |
2017 | Lewis Hamilton |
2016 | Nico Rosberg |
2015 | Kimi Raikkonen |
2014 | Felipe Massa |
2013 | Mark Webber |
2012 | Sebastian Vettel |
2011 | Jenson Button |
Previsão do tempo para Montreal
Sexta-feira
Mínima de 11º e máxima de 24º
Nublado, 58% de possibilidade de chuva no TL1 e TL2
Sábado
Mínima de 11º e máxima de 19º
Nublado, 45% de possibilidade de chuva no TL3 e classificação
Domingo
Mínima de 12º e máxima de 21º
Parcialmente nublado, 1% de possibilidade de chuva na corrida
Bolsa de apostas em Londres
Para x por cada 1,00 apostado
Onboard da pole de Vettel em 2019
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