F1 – GP do Bahrain teve dois abandonos “táticos”, segundo relato

sexta-feira, 27 de abril de 2012 às 12:53

F112-senna-bahrain-sabado350Duas equipes usaram um “truque” discreto no Bahrain visando explorar uma brecha nas regras das caixas de câmbio de longa duração, alega a revista alemã Auto Motor und Sport.

Enquanto Bruno Senna estava enfrentando dificuldades fora da zona de pontuação no GP do Bahrain, a Williams decidiu tirar seu carro da corrida. “Comecei a sentir muita vibração no pedal do freio, e foi decidido parar a fim de evitar o risco de um acidente”, disse o brasileiro.

Porém, a Auto Motor und Sport afirma: “Seu abandono foi tático”. A publicação disse que um defeito de fabricação foi descoberto em ambos os carros da Williams antes do fim de semana no Bahrain, com uma solução não sendo possível até Barcelona.

A brecha na regra das caixas de câmbio de longa duração é que abandonos genuínos – por qualquer razão – não são mais penalizados no grid da próxima corrida, mesmo se uma caixa de câmbio for trocada fora da sequência.

Jenson Button, da McLaren, também não viu a bandeira quadriculada no Bahrain. O inglês teve de fazer um pit-stop extra devido a um furo a poucas voltas do final, provavelmente provocado por um escapamento quebrado que estava soprando gases quentes no pneu.

“Uma volta depois, apesar de ter feito seu melhor tempo no segundo setor, Button retornou aos boxes”, disse a Auto Motor und Sport. A explicação oficial foi um problema no diferencial, mas a revista alega que o abandono “provavelmente teve razões táticas. Button estava em 13º, sem esperança de entrar nos pontos”.

O abandono significa que ele pode ter uma caixa de câmbio nova em Barcelona, sem sofrer punição. O jornalista Michael Schmidt argumenta que isso pode proporcionar um benefício adicional, porque a McLaren planeja fazer modificações na traseira do carro que exigem um novo formato da caixa de câmbio. Sem o abandono tático no Bahrain, Button teria de esperar até Mônaco.

Enquanto isso, Michael Schumacher recebeu uma punição de cinco posições no grid no Bahrain porque a Mercedes teve de quebrar o lacre de sua caixa de câmbio antes da corrida. Portanto, ele poderá ter a peça trocada para Barcelona.

De acordo com a Auto Motor und Sport, será um design totalmente novo com a caixa em carbono, mais leve e que deverá melhorar o modo como o W04 trata os pneus. Seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, precisa esperar até Mônaco antes de poder usar a nova caixa.

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.