F1 – GP do Azerbaijão 2021 – Preview Autoracing
quarta-feira, 2 de junho de 2021 às 14:01Horário dos treinos e corrida
Sexta-feira, 04 de Junho de 2021
Treino Livre 1 05:30 – 06:30 (Bandsports e F1TV)
Treino Livre 2 09:00 – 10:00 (Bandsports e F1TV)
Sábado, 05 de Junho de 2021
Treino Livre 3 06:00 – 07:00 (Bandsports e F1TV)
Classificação – 09:00 – 10:00 (Band e F1TV)
Domingo, 06 de Junho de 2021
Corrida – 09:00 (Band e F1TV)
Circuito de Baku – Azerbaijão
Provavelmente a melhor pista de rua da história da F1 – que infelizmente não ocorreu em 2020 devido à pandemia do COVID-19 -, o desafio de engenharia para o circuito da linda cidade de Baku é ter velocidade da linha reta e ao mesmo tempo aderência em curvas de baixa. Os níveis de downforce só são mais altos que Monza, mas Baku não possui curvas de alta velocidade para energizar os pneus. Então o problema é tirar todo o downforce possível do carro e mesmo assim garantir que os pneus consigam trabalhar na sua janela de operação.
A curva mais complicada é a 15. A curva tem uma aproximação estreita e em descida e o piloto precisa usar toda a pista disponível na entrada para ser rápido. Mas cuidado: carregue muita velocidade e arrisque-se a bater na barreira externa na saída dela. A freada para a curva 1 também é muito complicada. O carro vem a velocidades de até 365 kph nos dois quilômetros anteriores, de modo que os freios estão frios na hora em que o piloto precisa muito deles. É fácil travar uma roda nestas condições, perder a tangência e ainda bater no muro.
Como o circuito de Baku é uma pista de rua usada apenas uma vez por ano, os níveis de aderência são ruins no começo (TL1), mas as condições melhoram à medida que a linha de corrida vai sendo formada e a borracha é colocada. Em 2016, 2017 e 2018, as três únicas corridas que tivemos nessa pista de rua até agora, elas foram sensacionais, uma das melhores dos campeonatos nos três anos!
Fique atento para as batalhas entre Mercedes e Red Bull pela vitória e McLaren e Ferrari pelo “melhor do resto”.
Veja os pneus disponíveis:
Freada para a curva 1
Baku – Circuito de rua
Tamanho da pista: | 6,003 km |
Corrida total: | 51 voltas (306,049 km) |
Aceleração plena: | 56% |
Velocidade máxima: | 365 kph (estimada) |
Consumo de freio: | Médio |
Nível de downforce: | Médio / Alto |
Recorde da pista (em corrida) | 1’43.441(Sebastian Vettel, 2017) |
Consumo por volta: | 2,1 kg |
Zonas de DRS | 2, reta do box e após a curva 2 |
Perda no pit lane: | 22 segundos |
Pneus para 2021: | Duro (C3). Médio (C4) e Macio (C5) |
Melhor tempo no TL1 em 2019 | 1’47.497 – Charles Leclerc |
Melhor tempo no TL2 em 2019 | 1’42.872 – Charles Leclerc |
Melhor tempo no TL3 em 2019 | 1’41.604 – Charles Leclerc |
Pole em 2019 | 1’40.495 – Valtteri Bottas |
Vencedor em 2019 | 1:31’52.942 – Valtteri Bottas |
Últimos resultados no Azerbaijão
Vitórias | |
2019 | Valtteri Bottas |
2018 | Lewis Hamilton |
2017 | Daniel Ricciardo |
2016 | Nico Rosberg |
2015 | – |
2014 | – |
2013 | – |
2012 | – |
Poles | |
2019 | Valtteri Bottas |
2018 | Sebastian Vettel |
2017 | Lewis Hamilton |
2016 | Nico Rosberg |
2015 | – |
2014 | – |
2013 | – |
2012 | – |
VMR | |
2019 | Charles Leclerc |
2018 | Valtteri Bottas |
2017 | Sebastian Vettel |
2016 | Nico Rosberg |
2015 | – |
2014 | – |
2013 | – |
2012 | – |
Previsão do tempo para Baku
Sexta-feira
Mínima de 18º e máxima de 27º
Ensolarado, sem possibilidade de chuva no TL1 e TL2
Sábado
Mínima de 19º e máxima de 37º
Ensolarado, sem possibilidade de chuva no TL3 e classificação
Domingo
Mínima de 17º e máxima de 25º
Ensolarado, 5% possibilidade de chuva na corrida
Bolsa de apostas em Londres
Para x para cada 1,00 apostado
Pole onboard de Valtteri Bottas em 2019
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