F1 – GP do Azerbaijão 2018 – Preview Autoracing
quarta-feira, 25 de abril de 2018 às 12:39
Cidade de Baku
Horário dos treinos e corrida
Sexta-feira, 27 de Abril de 2018
Treino Livre 1 06:00 – 07:30 (SporTV)
Treino Livre 2 10:00 – 11:30 (SporTV)
Sábado, 28 de Abril de 2018
Treino Livre 3 07:00 – 08:00 (SporTV)
Classificação – 10:00 – 11:00 (SporTV)
Domingo, 29 de Abril de 2018
Corrida – 09:00 (Globo)
Circuito de Baku – Azerbaijão
O desafio de engenharia para o circuito da linda cidade de Baku é ter velocidade da linha reta e ao mesmo tempo aderência em curvas de baixa. Os níveis de downforce só são mais altos que Monza, mas Baku não possui curvas de alta velocidade para energizar os pneus. Então o problema é tirar todo o downforce possível do carro e mesmo assim garantir que os pneus consigam trabalhar na sua janela de operação.
A curva mais complicada é a 15. A curva tem uma aproximação estreita e em descida e o piloto precisa usar toda a pista disponível na entrada para ser rápido. Mas cuidado: carregue muita velocidade e arrisque-se a bater na barreira externa na saída dela. A freada para a curva 1 também é muito complicada. O carro vem a velocidades de até 365 kph nos dois quilômetros anteriores, de modo que os freios estão frios na hora em que o piloto precisa muito deles. É fácil travar uma roda nestas condições, perder a tangência e ainda bater no muro.
Como o circuito de Baku é uma pista de rua usada apenas uma vez por ano, os níveis de aderência são ruins no começo (TL1), mas as condições melhoram à medida que a linha de corrida vai sendo formada e a borracha é colocada. Em 2017 a corrida foi sensacional, uma das melhores do ano!

São Paulo – Baku são 18h55min de voo
Veja a escolha de compostos de pneus por piloto:

Freada para a curva 3
| Velocidade inicial | 315 km/h |
| Velocidade final | 99 km/h |
| Desaceleração total | 216 km/h |
| Distância de frenagem | 56 metros |
| Desaceleração máxima | 4,8 g |
| Pressão no pedal do freio | 139 kg |
| Potência de frenagem | 1.901 kw |
Baku – Circuito de rua

| Tamanho da pista: | 6,003 km |
| Corrida total: | 51 voltas (306,049 km) |
| Aceleração plena: | 56% |
| Velocidade máxima: | 365 kph (estimada) |
| Consumo de freio: | Médio |
| Nível de downforce: | Médio / Alto |
| Recorde da pista (em corrida) | 1:46.485s (Nico Rosberg, 2016) |
| Consumo por volta: | 2,1 kg |
| Zonas de DRS | 2, reta do box e após a curva 2 |
| Perda no pit lane: | 22 segundos |
| Pneus para 2018: | Macio, Supermacio e Ultramacio |
| Melhor tempo no TL1 em 2017 | 1’44.410 – Max Verstappen |
| Melhor tempo no TL2 em 2017 | 1’43.362 – Max Verstappen |
| Melhor tempo no TL3 em 2017 | 1’42.742 – Valtteri Bottas |
| Pole em 2017 | 1’40.593 – Lewis Hamilton |
| Vencedor em 2017 | 2:03’55.573 – Daniel Ricciardo |
Últimos resultados no Azerbaijão
| Vitórias | |
| 2017 | Daniel Ricciardo |
| 2016 | Nico Rosberg |
| 2015 | – |
| 2014 | – |
| 2013 | – |
| 2012 | – |
| Poles | |
| 2017 | Lewis Hamilton |
| 2016 | Nico Rosberg |
| 2015 | – |
| 2014 | – |
| 2013 | – |
| 2012 | – |
| VMR | |
| 2017 | Sebastian Vettel |
| 2016 | Nico Rosberg |
| 2015 | – |
| 2014 | – |
| 2013 | – |
| 2012 | – |
Previsão do tempo para Baku
Sexta-feira
Mínima de 13º e máxima de 16º
Ensolarado, 5% de possibilidade de chuva no TL1 e TL2
Sábado
Mínima de 17º e máxima de 25º
Parcialmente nublado, 5% possibilidade de chuva no TL3 e classificação
Domingo
Mínima de 14º e máxima de 21º
Encoberto, sem possibilidade de chuva na corrida
Bolsa de apostas em Londres
Para x para cada 1,00 apostado

Pole onboard de Nico Rosberg em 2016 x Hamilton em 2017
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