F1 – GP da Índia de 2012: Análise do gráfico

segunda-feira, 29 de outubro de 2012 às 1:48
Gráfico do GP da Índia 2012 de Formula 1

Gráfico do GP da Índia 2012 de Formula 1

Este gráfico mostra a evolução dos tempos por volta dos principais intervenientes na corrida. Toma-se por referência um piloto virtual que tivesse efetuado tempos por volta constantes e iguais ao tempo médio por volta do vencedor do GP. A linha desse piloto sobrepõe-se ao eixo dos ‘x’.

Assim, a representação na vertical corresponde à diferença de tempo no fim de cada volta para esse piloto virtual, o que permite visualizar o ritmo de cada piloto assim como as diferenças reais em pista. Voltas percorridas atrás do “Safety Car” são ignoradas uma vez que os seus tempos são irrelevantes.

Vettel x Webber
Vettel mantém a liderança na largada e logo abre vantagem de 5,4s sobre seu companheiro Mark Webber antes da volta 20, quando o australiano começa a sofrer com problemas no KERS de seu carro, fazendo com que a diferença entre os pilotos da Red Bull chegasse a 11,2s no final da volta 29, antes das paradas de boxes.

Alonso x Webber
Alonso ultrapassa Hamilton na primeira volta e Button na volta seguinte. O espanhol passa então a perseguir Webber, porém o australiano consegue imprimir um bom ritmo e chega a abrir 5s na volta 16. Com problemas no KERS, o piloto da Red Bull perde rendimento e a diferença cai pra 1,7s antes das paradas de boxes.

Alonso para na volta 29, Webber na 30. O australiano mantém a posição a frente de Alonso e chega a abrir 2,3s na volta 43, mas volta a sofrer com problemas no KERS, fazendo com que a diferença despencasse nas voltas seguintes, até que o espanhol consegue a ultrapassagem na volta 48. Porém a essa altura, Vettel em primeiro, já tinha grande vantagem, e terminaria a prova 9,4s a frente do rival.  Webber cruzou 3,7s atrás do espanhol, e a apenas 0,6 à frente de Hamilton.

Felipe Massa
Felipe massa mantém a posição de largada, e pressiona Jenson Button nas primeiras dez voltas, sem conseguir a ultrapassagem. O inglês então consegue lentamente se distanciar, abrindo 2,5s de vantagem antes de fazer seu pit stop na volta 25.

Com problemas de consumo de combustível, o brasileiro passa a segunda metade da corrida apenas se defendendo de Raikkonen. A diferença entre os dois pilotos nunca é maior do que 1s. Porém, Felipe Massa consegue se defender  dos ataques do finlandês e termina a prova apenas 0,553s à frente.

Bruno Senna
Bruno Senna manteve a 13ª  posição na largada e chegou a 11ª posição na volta 16, após ultrapassar seu companheiro de equipe. O brasileiro ainda ganharia mais uma posição, terminando em 10º e fazendo a segunda melhor volta da corrida.

Colaboração: Rogério Martins

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