F1 – GP da França y otras cositas más
terça-feira, 26 de junho de 2018 às 19:45
Pódio GP da França 2018
Por: Adauto Silva
O GP da França
Corrida média que foi muito ajudada pela batida de Vettel em Bottas na primeira curva. A recuperação de ambos somada a lampejos de craque de Charles Leclrec nos salvaram do marasmo.
O traçado de Paul Ricard sempre foi mais ou menos e agora com esses carros ficou pior. As listras na pista cansam os olhos, mas o pior de tudo é que querem tirar a chicane da Mistral, justamente o ponto onde foram realizadas praticamente todas as ultrapassagens. Às vezes não entendo certas coisas… vai ver sou meio tapado, sei lá…
Não há muito o que falar sobre o vencedor Lewis Hamilton, a não ser que ele dominou completamente desde os treinos livres de sexta-feira até a corrida de domingo. Lewis parecia estar num daqueles finais de semana que vários companheiros de equipe já disseram – ao longo de sua carreira – que ele fica simplesmente imbatível.
Mercedes
O motor não foi a única alteração no carro. Houve atualizações na suspensão, aerodinâmica e no caso de Hamilton nos freios. No Canadá ele fritou demais os pneus, tanto no treino quanto na corrida. A freada de Hamilton é muito forte, tardia e profunda. É a melhor freada da F1 sem sombra de dúvidas, porém o sistema de freios de seu carro precisa de uma refrigeração acima do normal, mesmo que isso comprometa um pouco a aerodinâmica.
De acordo com a equação GPS, audiômetros e projeção da pressão aerodinâmica de cada carro, essa atualização do motor Mercedes o deixou tão próximo do motor Ferrari que, de novo não é possível saber qual dos dois está mais forte no momento, com mais cavalaria.
Mas a Ferrari ainda tem algumas vantagens. Um motor parelho, uma aero melhor e uma suspensão melhor para os pneus que serão usados em todas as corridas a partir de agora, com exceção de Silverstone.
E tem outra vantagem também:
Eu: Tração?
Dude: Exato.
Eu: Em todas as situações?
Dude: Quase todas. Só nas saídas de curvas muito de alta que não.
Eu: Esse GPS é uma mão na roda…
Dude: Nem fale.
Eu: Explica como vocês fazem essa medição de tração…
Dude: Velocidade do carro 20 metros depois da reaceleração de todas as curvas.
Eu: As de baixa devem ser pior.
Dude: Sim, quanto mais de baixa for a curva, pior para nós.
Eu: E a velocidade final?
Dude: Isso você sabe pela TV.
Eu: Lógico, mas eu queria que você confirmasse.
Dude: Eles (Ferrari) atingem a máxima uns 20 metros antes de nós.
Eu: Essa é a vantagem da tração melhor
Dude: Claro. A tração da Red Bull também é excelente.
Eu: E nem a relação de marcha é possível mudar mais…
Dude: Bem observado, Adawtow. Uma pena porque isso poderia ajudar!
Eu: E a suspensão?
Dude: Melhorou.
Eu: Quanto?
Dude: Só vamos ter certeza na Áustria e depois mais ainda na Alemanha.
Eu: Silverstone vai ser com pneu mais fino.
Dude: Sem bolhas!
Sebastian Vettel
Sua torcida me acusa de não gostar dele. Não gosto mesmo, a acusação está certa. Não gosto de nenhum piloto. Nenhum é meu amigo e nem tento que sejam. Gosto de avaliar os pilotos pelo que eles mostram na pista, seja em treino, corrida e dentro do box. O resto não me interessa.
Muito bem. Sebastian Vettel de novo fez besteira. Sei lá, é a enésima vez que ele faz besteira. Pela recuperação que ele teve depois, um P2 nessa corrida era perfeitamente possível, se ele não tivesse perdido o controle emocional – de novo – logo na primeira curva. Hamilton o agradeceu ano passado e provavelmente vai agradecê-lo de novo no final deste ano pelo título – mais um.
Leclerc x Ricciardo
Ambos precisam que a Ferrari quebre tabus para contratá-los. No caso do francês, o problema é que ele é absolutamente cru para ser titular da Ferrari. A equipe é uma panela de pressão e por isso nunca contrata pilotos inexperientes. Muita gente no paddock chama isso de tabu, mas eu pessoalmente acho que nisso a Ferrari está certa. Por ela mesmo e até para não acabar com a carreira de uma jovem promessa.
Leclerc parece ser realmente muito bom, bem acima da média, mas ainda não o considero um fenômeno.
Já com Ricciardo o tabu é outro. O australiano não vai para alguma equipe para ser segundo piloto. Será que a Ferrari está disposta a garantir igualdade de condições para Ricciardo e Vettel até que matematicamente um deles não tenha mais chances? Só assim Ricciardo assinaria com Maranello. E a Ferrari precisa desesperadamente dele.
GP da Áustria
Pista de estrada mais sem graça da temporada. É basicamente um quadrado com um dente na terceira perna. Qualquer piloto de F1 pega a mão dessa pista em 3 ou 4 voltas. Freio, tração e velocidade final é o que precisa aqui.
Acho que a pole vai ser muito disputada entre Mercedes e Ferrari e com mais uma zona de DRS a corrida também pode ser bem disputada em todo o pelotão, o que é ótimo, pois afinal é isso o que importa!
A Renault finalmente vai introduzir seu novo e aguardado MGU-K. Se a Red Bull resolver usá-lo, isso pode dar um up nas suas chances de disputar a vitória em casa. Vamos ver…
Adauto Silva
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