F1 – GP da Espanha 2016 – Preview Autoracing

quarta-feira, 11 de maio de 2016 às 12:17
F1 em Barcelona 2015

F1 em Barcelona 2015

Horário dos treinos e corrida
Sexta-feira, 13 de Maio de 2016
Treino Livre 1   05:00 – 06:30 (SporTV)
Treino Livre 2   09:00 – 10:30 (SporTV)
Sábado, 14 de Maio de 2016
Treino Livre 3   06:00 – 07:00 (SporTV)
Classificação – 09:00 – 10:00 (SporTV)
Domingo, 15 de Maio de 2016
Corrida – 09:00  (Globo)

Pista de Barcelona – Espanha
O Circuit de Catalunya foi concluído em setembro de 1991 e desde então tem sido palco do GP da Espanha de F1. Este é o 26º ano consecutivo em que pilotos e equipes enfrentarão uma pista com desenho fluido e curvas longas, aerodinamicamente críticas.

Apenas três das 16 curvas são contornadas a velocidades inferiores a 100 km/h; o resto são curvas de média e alta velocidade que recompensam níveis eficientes de downforce aerodinâmico. Há também duas longas retas, por isso um carro que tem bom desempenho em Barcelona geralmente funciona bem na maioria das pistas do calendário.

Houve várias alterações no layout ao longo dos anos, o mais recente veio em 2007, quando uma chicane foi adicionada no setor final, aumentando o comprimento da pista em 28 metros e reduzindo a velocidade média da volta em 12 km/h.

A distância da pole position para o ápice da curva um é de 730 metros – a mais longa de toda a temporada. Como resultado, uma boa largada é vital, porque muitas posições podem ser ganhas e perdidas durante os primeiros 10 segundos de corrida, antes de os carros frearem para a Curva 1.

A combinação de um asfalto velho e abrasivo com curvas de alta velocidade de raio longo, torna esta uma corrida muito exigente para os pneus – em particular para o pneu dianteiro esquerdo. Para lidar com essas tensões, a fornecedora leva dois dos compostos mais duros para Barcelona: Duro e médio, além do pneu macio, que os pilotos terão que ter muito cuidado para não destruí-los em poucas voltas.

Pista fica localizada 27 km ao norte de Barcelona

Pista fica localizada 27 km ao norte de Barcelona

Veja a escolha de compostos de pneus por piloto:

Pneus escolhidos pelos pilotos para o GP da Espanha 2016

Pneus escolhidos pelos pilotos para o GP da Espanha 2016

Agora veja que curiosidade interessante sobre as últimas nove corridas em Barcelona: Os últimos nove GPs da Espanha foram vencidos por nove pilotos diferentes.

Últimos nove vencedores em Barcelona

Últimos nove vencedores em Barcelona

Veja acima do canto superior esquerdo para canto inferior direito: Nico Rosberg (2015), Lewis Hamilton (2014), Fernando Alonso (2013), Pastor Maldonado (2012), Sebastian Vettel (2011), Mark Webber (2010), Jenson Button (2009) Kimi Raikkonen (2008) e Felipe Massa (2007).

Freada para a Curva 1

Velocidade inicial 321 km/h
Velocidade final 136 km/h
Distância de frenagem 78 metros
Tempo de frenagem 1,17 segundos
Desaceleração máxima 5,36 g
Pressão no pedal do freio 129 kg
Potência de frenagem 2107 kw

Circuit de Catalunya

pista-barcelona

Tamanho da pista: 4,655 km
Corrida total: 66 voltas / 307,104 km
Aceleração plena: 59%
Velocidade máxima: 321 kph
Maior tempo de aceleração plena: 17s / 1.310 metros
Curvas direita/esquerda: 09/07
Consumo de pneu: Alto
Consumo de freio: Baixo
Nível de downforce: Alto
Troca de marchas por volta: 45
Compostos de pneus para 2016: Duro, Médio e Macio
Consumo por volta: 1,51kg
Perda no pit lane: 17 segundos
Zonas de DRS 2, reta principal e reta oposta
Melhor tempo no TL1 em 2015 1’26.828 – Nico Rosberg
Melhor tempo no TL2 em 2015 1’26.852 – Lewis Hamilton
Melhor tempo no TL3 em 2015 1’26.021 – Nico Rosberg
Pole em 2015 1’24.681 – Nico Rosberg
Vencedor em 2015 1:41’12.555- Nico Rosberg

Últimos resultados em Barcelona

Vitórias
2015 Nico Rosberg
2014 Lewis Hamilton
2013 Fernando Alonso
2012 Pastor Maldonado
2011 Sebastian Vettel
Poles
2015 Nico Rosberg
2014 Lewis Hamilton
2013 Nico Rosberg
2012 Pastor Maldonado
2011 Mark Webber
VMR
2015 Lewis Hamilton
2014 Sebastian Vettel
2013 Esteban Gutierrez
2012 Romain Grosjean
2011 Lewis Hamilton

Previsão do tempo para Barcelona
Sexta-feira
Mínima de 14º e máxima de 20º
Parcialmente nublado, 20% de possibilidade de chuva no TL1 e TL2
Sábado
Mínima de 15º e máxima de 22º
Parcialmente nublado, 10% de possibilidade de chuva no TL3 e na classificação
Domingo
Mínima de 14º e máxima de 19º
Ensolarado, 10% de possibilidade de chuva na corrida

Bolsa de apostas em Londres
Paga y/x apostado

Piloto Vitória Pole Pódio Pontos VMR
Nico Rosberg 6/5 11/10 1/5 1/10 9/4
Lewis Hamilton 5/4 11/10 1/5 1/10 7/4
Sebastian Vettel 13/2 15/2 4/9 1/8 7/1
Kimi Raikkonen 18/1 22/1 9/4 1/6 9/1
Daniel Ricciardo 40/1 50/1 4/1 1/4 14/1
Max Verstappen 40/1 50/1 4/1 2/7 18/1
Valtteri Bottas 66/1 100/1 10/1 30/100 33/1
Felipe Massa 80/1 125/1 14/1 4/11 40/1
Carlos Sainz 300/1 200/1 33/1 10/11 40/1
Daniil Kvyat 300/1 200/1 33/1 10/11 40/1
Fernando Alonso 300/1 250/1 40/1 11/10 66/1
Jenson Button 300/1 250/1 40/1 6/5 66/1
Nico Hulkenberg 300/1 250/1 40/1 11/8 50/1
Sergio Perez 300/1 250/1 40/1 11/8 50/1
Romain Grosjean 750/1 500/1 80/1 4/5 50/1
Esteban Gutierrez 1000/1 750/1 150/1 9/4 80/1
Kevin Magnussen 1500/1 1500/1 300/1 100/30 100/1
Jolyon Palmer 2000/1 2000/1 500/1 6/1 200/1
Felipe Nasr 3000/1 3000/1 1000/1 16/1 250/1
Marcus Ericsson 3000/1 3000/1 1000/1 16/1 250/1
Pascal Wehrlein 3000/1 3000/1 1000/1 18/1 250/1
Rio Haryanto 5000/1 3000/1 1500/1 33/1 300/1

VMR* – Volta Mais Rápida

Onboard da pole de Nico Rosberg em 2015

Repare como o carro de 2014 tem muito menos downforce e por isso perde demais nas curvas para o carro de 2013.

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