F1 – GP da Espanha 2015 – Preview Autoracing

quarta-feira, 6 de maio de 2015 às 13:10
f1-lar-espanha-2014

Largada de 2014 em Barcelona

Horário dos treinos e corrida
Sexta-feira, 08 de Maio de 2015
Treino Livre 1     05:00 – 06:30 (SporTV)
Treino Livre 2     09:00 – 10:30 (SporTV)
Sábado, 09 de Maio de 2015
Treino Livre 3     06:00 – 07:00 (SporTV)
Classificação      09:00 – 10:00 (SporTV)
Domingo, 10 de Maio de 2015
Corrida     09:00     (Globo)

Pista de Barcelona – Espanha
O Circuit de Catalunya foi concluído em setembro de 1991 e desde então tem sido palco do GP da Espanha de F1. Este é o 25º ano consecutivo em que pilotos e equipes enfrentarão uma pista com desenho fluido e curvas longas, aerodinamicamente críticas.

Apenas três das 16 curvas são contornadas a velocidades inferiores a 100 km/h; o resto são curvas de média e alta velocidade que recompensam níveis eficientes de downforce aerodinâmico. Há também duas longas retas, por isso um carro que tem bom desempenho em Barcelona geralmente funciona bem na maioria das pistas do calendário.

Houve várias alterações no layout ao longo dos anos, o mais recente veio em 2007, quando uma chicane foi adicionada no setor final, aumentando o comprimento da pista em 28 metros e reduzindo a velocidade média da volta em 12 km/h.

A distância da pole position para o ápice da curva um é de 730 metros – a mais longa de toda a temporada. Como resultado, uma boa largada é vital, porque muitas posições podem ser ganhas e perdidas durante os primeiros 10 segundos de corrida, antes de os carros frearem para a Curva 1.

A combinação de um asfalto velho e abrasivo com curvas de alta velocidade de raio longo, torna esta uma corrida muito exigente para os pneus – em particular para o pneu dianteiro esquerdo. Para lidar com essas tensões, a fornecedora leva os dois compostos mais duros para Barcelona: Duro e médio.

Freada para a Curva 1

Velocidade inicial 321 km/h
Velocidade final 136 km/h
Distância de frenagem 78 metros
Tempo de frenagem 1,17 segundos
Desaceleração máxima 5,36 g
Pressão no pedal do freio 129 kg
Potência de frenagem 2107 kw

Circuit de Catalunya

pista-barcelona

Tamanho da pista: 4,655 km
Corrida total: 66 voltas / 307,104 km
Aceleração plena: 59%
Velocidade máxima: 321 kph
Maior tempo de aceleração plena: 17s / 1.310 metros
Curvas direita/esquerda: 09/07
Consumo de pneu: Alto
Consumo de freio: Baixo
Nível de downforce: Alto
Troca de marchas por volta: 45
Compostos de pneus para 2015: Duro (principal), Médio (opcional)
Consumo por volta: 1,51kg
Perda no pit lane: 17 segundos
Zonas de DRS 2, reta principal e reta oposta
Melhor tempo no TL1 em 2014 1’27.023 – Lewis Hamilton
Melhor tempo no TL2 em 2014 1’25.524 – Lewis Hamilton
Melhor tempo no TL3 em 2014 1’25.887 – Nico Rosberg
Pole em 2014 1’25.232 – Lewis Hamilton
Vencedor em 2014 1:41’05.155- Lewis Hamilton

Últimos resultados em Barcelona

Vitórias
2014 Lewis Hamilton
2013 Fernando Alonso
2012 Pastor Maldonado
2011 Sebastian Vettel
Poles
2014 Lewis Hamilton
2013 Nico Rosberg
2012 Pastor Maldonado
2011 Mark Webber
VMR
2014 Sebastian Vettel
2013 Esteban Gutierrez
2012 Romain Grosjean
2011 Lewis Hamilton

Previsão do tempo para Barcelona
Sexta-feira
Mínima de 16º e máxima de 23º
Ensolarado, sem possibilidade de chuva no TL1 e TL2
Sábado
Mínima de 16º e máxima de 22º
Ensolarado, 5% de possibilidade de chuva no TL3 e na classificação
Domingo
Mínima de 15º e máxima de 20º
Ensolarado, 10% de possibilidade de chuva na corrida

Bolsa de apostas em Londres
Paga y/x apostado

Piloto Vitória Pole Pódio Pontos VMR
Lewis Hamilton 1/2 1/3 1/8 1/12 4/5
Nico Rosberg 3/1 5/2 1/7 1/12 9/4
Sebastian Vettel 7/1 7/1 1/3 1/8 11/2
Kimi Raikkonen 8/1 16/1 4/6 1/7 11/2
Felipe Massa 80/1 100/1 8/1 1/7 66/1
Valtteri Bottas 80/1 100/1 7/1 1/7 66/1
Daniel Ricciardo 300/1 500/1 25/1 2/7 125/1
Daniil Kvyat 500/1 750/1 80/1 8/11 200/1
Pastor Maldonado 500/1 1500/1 100/1 8/11 125/1
Romain Grosjean 500/1 1500/1 66/1 2/5 100/1
Fernando Alonso 750/1 1500/1 100/1 5/4 200/1
Jenson Button 750/1 1500/1 100/1 6/4 200/1
Felipe Nasr 1000/1 2500/1 200/1 6/4 200/1
Marcus Ericsson 1000/1 2500/1 200/1 6/4 200/1
Carlos Sainz 1500/1 2500/1 250/1 11/8 200/1
Max Verstappen 1500/1 2500/1 250/1 11/8 200/1
Nico Hulkenberg 1500/1 5000/1 250/1 5/2 400/1
Sergio Perez 1500/1 5000/1 250/1 5/2 400/1
Roberto Merhi 5000/1 5000/1 1000/1 66/1 5000/1
Will Stevens 5000/1 5000/1 1000/1 66/1 5000/1

VMR* – Volta Mais Rápida

Onboard da pole de Hamilton em 2014 vs Nico Rosberg 2013

Repare como o carro de 2014 tem muito menos downforce e por isso perde demais nas curvas para o carro de 2013.

AS - www.autoracing.com.br

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