F1 – GP da Espanha 2014 – Preview Autoracing

quarta-feira, 7 de maio de 2014 às 14:27
Largada em Barcelona 2013

Largada em Barcelona 2013

Horário dos treinos e corrida
Sexta-feira, 09 de Maio de 2014
Treino Livre 1 05:00 – 06:30 (SporTV)
Treino Livre 2 09:00 – 10:30 (SporTV)
Sábado, 10 de Maio de 2014
Treino Livre 3 06:00 – 07:00 (SporTV)
Classificação 09:00 (Globo)
Domingo, 11 de Maio de 2014
Corrida 09:00      (Globo)

Pista de Barcelona – Espanha
O Circuit de Catalunya foi concluído em setembro de 1991 e desde então tem sido palco do GP da Espanha de F1. Este é o 24º ano consecutivo em que pilotos e equipes enfrentarão uma pista com desenho fluido e curvas longas, aerodinamicamente críticas.

Apenas três das 16 curvas são contornadas a velocidades inferiores a 100 km/h; o resto são curvas de média e alta velocidade que recompensam níveis eficientes de downforce aerodinâmico. Há também duas longas retas, por isso um carro que tem bom desempenho em Barcelona geralmente funciona bem na maioria das pistas do calendário.

Houve várias alterações no layout ao longo dos anos, o mais recente veio em 2007, quando uma chicane foi adicionada no setor final, aumentando o comprimento da pista em 28 metros e reduzindo a velocidade média da volta em 12 km/h.

A distância da pole position para o ápice da curva um é de 730 metros – a mais longa de toda a temporada. Como resultado, uma boa largada é vital, porque muitas posições podem ser ganhas e perdidas durante os primeiros 10 segundos de corrida, antes de os carros frearem para a Curva 1.

A combinação de um asfalto velho e abrasivo com curvas de alta velocidade de raio longo, torna esta uma corrida muito exigente para os pneus – em particular para o pneu dianteiro esquerdo. Para lidar com essas tensões, a fornecedora leva os dois compostos mais duros para Barcelona: Duro e médio.

Freada para a Curva 1

Velocidade inicial 321 km/h
Velocidade final 136 km/h
Distância de frenagem 78 metros
Tempo de frenagem 1,17 segundos
Desaceleração máxima 5,36 g
Pressão no pedal do freio 129 kg
Potência de frenagem 2107 kw

Circuit de Catalunya

pista-barcelona

Tamanho da pista: 4.655km
Corrida total: 66 voltas / 307.104km
Aceleração plena: 59%
Velocidade máxima: 321 kph (estimada para 2014)
Maior tempo de aceleração plena: 17s / 1.310 metros
Curvas direita/esquerda: 09/07
Consumo de pneu: Alto
Consumo de freio: Baixo
Nível de downforce: Alto
Troca de marchas por volta: 45
Compostos de pneus para 2014: Duro (principal), Médio (opcional)
Consumo por volta: 1,51kg
Perda no pit lane: 17 segundos
Zonas de DRS 2, reta principal e reta oposta
Melhor tempo no TL1 em 2013 1’25.252 – Fernando Alonso
Melhor tempo no TL2 em 2013 1’22.808 – Sebastian Vettel
Melhor tempo no TL3 em 2013 1’21.901 – Felipe Massa
Pole em 2013 1’20.718 – Nico Rosberg
Vencedor em 2013 1:39’16.596 – Fernando Alonso

Últimos resultados em Barcelona

Vitórias
2013 Fernando Alonso
2012 Pastor Maldonado
2011 Sebastian Vettel
Poles
2013 Nico Rosberg
2012 Pastor Maldonado
2011 Mark Webber
VMR
2013 Esteban Gutierrez
2012 Romain Grosjean
2011 Lewis Hamilton

Previsão do tempo para Barcelona
Sexta-feira
Mínima de 15º e máxima de 21º
Ensolarado, sem possibilidade de chuva no TL1 e TL2
Sábado
Mínima de 16º e máxima de 22º
Ensolarado, 5% de possibilidade de chuva no TL3 e na classificação
Domingo
Mínima de 15º e máxima de 20º
Ensolarado, 5% de possibilidade de chuva na corrida

Bolsa de apostas em Londres
Paga y/x apostado

Piloto Vitória Pole Pódio Top 6 Pontos VMR
Lewis Hamilton 4/7 2/5 1/6 1/7 1/8 5/4
Nico Rosberg 9/4 9/4 1/5 1/6 1/8 15/8
Fernando Alonso 14/1 28/1 11/8 1/3 1/6 14/1
Daniel Ricciardo 18/1 16/1 13/8 2/5 1/5 14/1
Sebastian Vettel 18/1 16/1 13/8 2/5 1/6 14/1
Kimi Raikkonen 50/1 66/1 6/1 10/11 1/3 28/1
Felipe Massa 66/1 125/1 8/1 10/11 2/7 28/1
Valtteri Bottas 66/1 150/1 8/1 10/11 2/7 33/1
Nico Hulkenberg 80/1 125/1 8/1 10/11 2/7 25/1
Jenson Button 100/1 125/1 16/1 12/5 1/2 66/1
Kevin Magnussen 150/1 200/1 22/1 7/2 8/11 66/1
Sergio Perez 150/1 125/1 20/1 12/5 4/9 33/1
Daniil Kvyat 500/1 750/1 100/1 25/1 11/8 100/1
Jean‐Eric Vergne 500/1 750/1 100/1 25/1 6/4 100/1
Pastor Maldonado 1500/1 400/1 250/1 33/1 3/1 100/1
Romain Grosjean 1500/1 300/1 250/1 25/1 2/1 66/1
Adrian Sutil 2500/1 2500/1 500/1 150/1 10/1 200/1
Esteban Gutierrez 2500/1 2500/1 500/1 150/1 10/1 200/1
Jules Bianchi 5000/1 5000/1 2000/1 500/1 33/1 1000/1
Kamui Kobayashi 5000/1 5000/1 2000/1 500/1 33/1 1000/1
Marcus Ericsson 5000/1 5000/1 2000/1 500/1 33/1 1000/1
Max Chilton 5000/1 5000/1 2000/1 500/1 33/1 1000/1

VMR* – Volta Mais Rápida

Onboard da pole de Rosberg em 2013

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.