F1 – GP da China é de fato o milésimo da história?

quinta-feira, 11 de abril de 2019 às 0:59

Giuseppe Farina, Alfa Romeo – Silverstone 1950

A Formula 1 vai comemorar sua milésima corrida neste fim de semana no GP da China em Xangai, uma  pista relativamente nova no esporte, mas o marco exige uma redação cuidadosa.

O esporte muitas vezes teve um problema com aniversários e agora não é exceção.

O fato é que algumas das 999 corridas do campeonato foram questionáveis se foram mesmo Grand Prix e vários vencedores de corridas anteriores não guiaram um carro de F1.

De 1950 a 1960, 11 edições da Indy 500 foram incluídas como parte do campeonato, mesmo que poucos pilotos de F1 cruzassem o Atlântico para competir, já que os pilotos da casa conquistavam todos os pontos e corriam com suas próprias regras.

Bill Vukovich terminou em P7 no campeonato de F1 de 1953 e P5 em 1954, depois de vencer a Indy 500 naqueles anos, mas correndo apenas em sua casa, Indianapolis. Sua morte na Indy 500 de 1955 tecnicamente fez dele o primeiro piloto a ser morto enquanto competia em uma corrida de campeonato da F1. No entanto, Vukovich nunca guiou um carro de F1.

Em 1952 e 1953, o campeonato mundial foi feito com as regras da F2, porque não havia carros de F1 suficientes para encher o grid depois que a Alfa Romeo se retirou. Isso significa que 26 corridas incluídas na contagem do campeonato desde a primeira em Silverstone em 1950, na verdade, não apresentaram carros de F1.

O piloto húngaro Ferenc Szisz é geralmente considerado o primeiro vencedor de um Grand Prix em Le Mans, em 1906, enquanto o GP de Mônaco do calendário atual, data de 1929.

Silverstone, no centro da Inglaterra, recebeu corridas de Grand Prix em 1948 e 1949 antes de Giuseppe ‘Nino’ Farina vencer a primeira corrida do campeonato mundial de F1 em 13 de maio de 1950.

Chamar este GP da China da milésima corrida de Formula 1 é igualmente impreciso, uma vez que houve inúmeras corridas de F1 que não foram válidas para campeonatos ao longo das décadas, inclusive o GP do Brasil de 1972 em Interlagos, que não conta para nenhuma estatística oficial.

A última assim foi em Brands Hatch, em 1983, quando o atual campeão mundial Keke Rosberg ficou no topo de um pódio que contava com o norte-americano Danny Sullivan e o australiano campeão de 1980, Alan Jones.

Assim, será que o GP da China em 2019 será a milésima corrida a contar para o campeonato mundial de pilotos oficiais da FIA?

Confuso, não?

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AS - www.autoracing.com.br

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