F1 – GP da China 2016 – Preview Autoracing

quarta-feira, 13 de abril de 2016 às 12:55
Circuito Internacional de Xangai

Circuito Internacional de Xangai

Horário dos treinos e corrida
Quinta-feira, 14 de Abril de 2016
Treino Livre 1   23:00 – 00:30 (SporTV)
Sexta-feira, 15 de Abril de 2016
Treino Livre 2   03:00 – 04:30 (SporTV)
Sábado, 16 de Abril de 2016
Treino Livre 3   01:00 – 02:00 (SporTV)
Classificação – 04:00 – 05:00 (SporTV)
Domingo, 17 de Abril de 2016
Corrida – 03:00  (Globo)

Pista da China – Xangai
Mesmo agora, 12 anos após o primeiro GP, o Circuito Internacional de Xangai impressiona pela estrutura e comodidades, que proporcionam à pista e ao paddock uma dimensão que o diferencia dos outros circuitos ao redor do mundo. O desenho da pista é inspirado no caractere chinês Xang (上, a primeira parte do nome Xangai).

O traçado contém uma mistura eclética de curvas, a partir da curva 1 fechando gradativamente com seus 270º até os esses rápidos do setor dois. O último setor incorpora a reta mais longa do calendário da F1, no final da qual se encontra o melhor ponto de ultrapassagem da pista, um grampo (curva 14) feito em segunda marcha.

O clima costuma ser um dos mais frios da temporada, e há sempre a chance de chuva em abril. Quatro GPs chineses foram afetados pelo clima chuvoso, e a edição de 2009 foi uma das apenas oito corridas na história da Formula 1 iniciadas atrás do Safety Car devido ao mau tempo.

O problema aqui é que os pneus dianteiros recebem cargas laterais violentas, devido principalmente às curvas de alta. E se a temperatura ambiente estiver fria, o pneu macio e principalmente o super macio podem apresentar granulações. Algumas equipes acham que o pneu super macio vai durar apenas 5 voltas, principalmente no início da corrida, quando os carros estão pesados em razão do tanque cheio. O composto médio tem um bom desempenho em superfícies de pista mais frias. Por isso, a estratégia de pneus será crucial nessa corrida.

Circuito fica 35 km a oeste do centro de Xangai

Circuito fica 35 km a oeste do centro de Xangai

Freada para a curva 14

Velocidade inicial 335 km/h
Velocidade final 65 km/h
Distância de frenagem 139 metros
Tempo de frenagem 2,84 segundos
Desaceleração máxima 4,77 g
Pressão no pedal do freio 139 kg
Potência de frenagem 1852 kw

 

Shanghai International Circuit

 

Tamanho da pista 5,451 km
Número de voltas 56
Corrida total 305,256 km
Recorde da volta 1’32.238 (212.75 kph) por Michael Schumacher, 2004
Volta mais rápida 1’32.238 (212.75 kph) por Michael Schumacher, 2004
Velocidade máxima 335 kph
Aceleração plena 56%
Consumo de pneu Médio
Consumo de freio Médio
Nível de downforce 07/10
Consumo por volta 1,75 kg
Perda no pit lane 19 segundos
Pneus para 2016 Médio, Macio e Super Macio
Zonas de DRS 2, reta oposta e reta do box
Melhor tempo no TL1 em 2015 1’39.033 – Lewis Hamilton
Melhor tempo no TL2 em 2015 1’37.219 – Lewis Hamilton
Melhor tempo no TL3 em 2015 1’37.615 – Lewis Hamilton
Pole em 2015 1’35.782 – Lewis Hamilton
Vencedor em 2015 1:39’42.008 – Lewis Hamilton

Últimos resultados em Xangai

Vitórias
2015 Lewis Hamilton
2014 Lewis Hamilton
2013 Fernando Alonso
2012 Nico Rosberg
2011 Lewis Hamilton
Poles
2015 Lewis Hamilton
2014 Lewis Hamilton
2013 Lewis Hamilton
2012 Nico Rosberg
2011 Sebastian Vettel
VMR*
2015 Lewis Hamilton
2014 Nico Rosberg
2013 Sebastian Vettel
2012 Kamui Kobayashi
2011 Mark Webber

VMR*Volta Mais Rápida

Previsão do tempo para Xangai
Sexta-feira
Mínima de 16º e máxima de 20º
Parcialmente nublado, pouca possibilidade de chuva no TL1 e TL2
Sábado
Mínima de 12º e máxima de 24º
Totalmente nublado, 95% de possibilidade de chuva no TL3 e na classificação
Domingo
Mínima de 11º e máxima de 21º
Ensolarado, 10% de possibilidade de chuva na corrida

Bolsa de apostas em Londres
Paga y/x apostado

Piloto Vitória Pole Pódio Pontos VMR
Lewis Hamilton 1/1 5/6 1/5 1/12 6/4
Nico Rosberg 11/8 6/4 1/4 1/12 5/2
Sebastian Vettel 6/1 13/2 2/5 1/10 5/1
Kimi Raikkonen 14/1 20/1 13/8 1/8 7/1
Daniel Ricciardo 50/1 66/1 6/1 1/4 20/1
Daniil Kvyat 125/1 150/1 14/1 4/9 33/1
Romain Grosjean 125/1 150/1 14/1 4/11 25/1
Valtteri Bottas 125/1 100/1 14/1 1/3 40/1
Felipe Massa 150/1 100/1 14/1 1/2 40/1
Max Verstappen 200/1 150/1 16/1 1/2 50/1
Carlos Sainz 250/1 150/1 20/1 10/11 50/1
Esteban Gutierrez 250/1 250/1 25/1 11/8 50/1
Fernando Alonso 300/1 500/1 50/1 7/4 125/1
Jenson Button 300/1 500/1 50/1 15/8 125/1
Nico Hulkenberg 300/1 300/1 28/1 5/4 80/1
Sergio Perez 300/1 300/1 28/1 5/4 80/1
Jolyon Palmer 2000/1 1500/1 300/1 10/1 300/1
Kevin Magnussen 2000/1 1500/1 250/1 8/1 300/1
Felipe Nasr 3000/1 3000/1 500/1 18/1 500/1
Marcus Ericsson 3000/1 3000/1 500/1 16/1 500/1
Pascal Wehrlein 3000/1 3000/1 500/1 14/1 500/1
Rio Haryanto 5000/1 5000/1 750/1 40/1 1000/1

VMR*Volta Mais Rápida

Onboard da pole de Hamilton em 2015

AS - www.autoracing.com.br

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